Atraso no depósito de até R$ 1 mil do saque extraordinário do FGTS
Alguns trabalhadores estão tendo problemas com o saque extraordinário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Eles não estão recebendo os valores na data estabelecida no calendário oficial.
Alguns trabalhadores estão tendo problemas com o saque extraordinário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Eles não estão recebendo os valores na data estabelecida no calendário oficial.
Esse é o caso de um dos beneficiários, que teve a data do saque alterada três vezes pela Caixa Econômica Federal. Segundo as informações, não existe uma conta no Caixa Tem em nome do beneficiário.
Neste sentido, quando ele tenta criar uma conta, não consegue completar a solicitação. O cidadão já havia consultado as informações do FGTS no mês de maio, confirmando que o valor de liberação é de R$ 1 mil.
“Meus dados são atuais, já que eu tenho um relacionamento constante com a Caixa. Sou cliente do banco e tenho financiamento imobiliário com eles. Mesmo assim, tento fazer o cadastro no Caixa Tem e não consigo a liberação”, afirma.
O saque de outra beneficiária, a professora Maria Fernanda Correia de Lima, também teve alterações. Ela diz que a liberação da sua parcela do FGTS está atrasada. Os valores deveriam ter sido depositados no dia 30 de abril, segundo o calendário
“Fiz o cadastro no Caixa Tem e demorou bastante para eu conseguir. Ficou dando erro, e tive que refazer o mesmo processo várias vezes até dar certo”, afirma.
Como resolver a situação?
De acordo com a recomendação da Caixa, antes de qualquer coisa, é necessário atualizar os dados cadastrais no aplicativo do FGTS, disponível para Android e iOS, e depois seguir o passo a passo abaixo:
- Clique em “saque extraordinário”;
- Feito isto, vá em “Confirmar/complementar dados cadastrais”; e
- Escolha “Solicitar saque”.
Com isso, espera-se que o sistema da Caixa informe uma nova data de crédito. Como mencionado, o dinheiro é depositado em uma poupança digital aberta automaticamente pelo banco no Caixa Tem.
Todavia, em casos mais complexos, como na dificuldade em acessar o aplicativo ou na mudança de datas, o indicado é telefonar para o número 4004-0104 (para capitais e regiões metropolitanas) ou o 0800 104 0104 (para demais regiões).
Como registrar uma reclamação?
Segundo a coordenadora do programa de serviços financeiros do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), Ione Amorim, “a Caixa, como principal banco de fomento de políticas sociais, é responsável pelo cumprimento da legislação, atualização de cadastro e zelo pelas informações e pagamentos de acordo com o aniversário do trabalhador”.
Sendo assim, caso o trabalhador tenha dificuldade de resolver o problema com o saque, a orientação é registrar uma reclamação em um órgão oficial.
“O consumidor pode e deve registrar a reclamação no SAC/Ouvidoria, nos Procons, no site consumidor.gov.br e no Banco Central para ter a resposta sobre o descumprimento de prazo e as condições que estão resultado no atraso, bem como prazo para a correção e efetivação do pagamento”, afirma.