ATRASO NO 13º SALÁRIO: o empregador paga multa? Entenda o que acontece - Notícias Concursos

ATRASO NO 13º SALÁRIO: o empregador paga multa? Entenda o que acontece

Se a situação for judicial, há cobrança dos juros e multa

Inegavelmente, se acontecer atraso no 13º salário, o empregador precisa pagar multa e juros. Isso significa que, caso o empregador deixe de honrar esse compromisso na data que é estipulada pela lei, ele fica sujeito ao pagamento desse valor a mais. É o que mostraremos na matéria desta segunda-feira (05) do Notícias Concursos.

Qual é o valor estipulado pela multa quando há atraso no pagamento do 13º salário

Aliás, os empregadores têm até o dia 30 do mês de novembro como prazo para a primeira parcela do benefício. Assim, o atraso no 13º terceiro salário culmina em punições. Posteriormente, a 2ª parcela precisa ser paga com o prazo máximo sendo até 20 de dezembro.

A empresa precisa, obrigatoriamente, pagar a primeira parcela do 13º salário até o dia 30 de novembro. Do contrário, ou seja, se ela atrasar o pagamento, deve pagar uma multa por atraso no décimo terceiro no valor de R$ 280,00 por colaborador prejudicado.

Ademais, esse valor pode dobrar em caso de reincidência. Entretanto, esse valor não se paga para o trabalhador, mas sim ao Ministério da Economia.

A quem recorrer em caso de atraso no 13º salário?

ATRASO NO 13º SALÁRIO: o empregador paga multa? Entenda o que acontece
ATRASO NO 13º SALÁRIO: o empregador paga multa? Entenda o que acontece – Canva Pro

Os empregados que não receberem ao menos a primeira parcela do décimo terceiro até o prazo limite precisam procurar as Superintendências de Trabalho ou as Gerências de Trabalho para efetuar a reclamação. Outra alternativa é procurar a devida orientação no sindicato da categoria.

Para encontrar um posto de atendimento da Secretaria do Trabalho do Ministério da Economia, basta acessar o site oficial. Se a empresa não respeitar a data limite estipulada por lei, ela receberá uma autuação por um auditor fiscal do Ministério da Economia no instante no qual ocorrer uma fiscalização, o que resultará em uma multa.

Se mesmo com tudo isso a empresa persistir em não pagar o décimo terceiro, é possível ainda entrar com uma ação individual ou coletiva na Justiça do Trabalho, a fim de se cobrar.

As obrigações da empresa e o 13º salário

Além disso, é importante pontuar que não existe nada na lei que dê detalhes específicos sobre o pagamento de juros. Ademais, não no caso de atraso no pagamento. Não obstante, o que há é a multa por atraso no décimo terceiro.

Tudo dependerá da forma que se realizar a cobrança, se administrativa ou judicial. Normalmente, os sindicatos e a Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia apenas cobram o valor devido sem acréscimos no caso do atraso no 13º salário.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?