Atividade física e envelhecimento saudável: Qual a relação?
A atividade física e envelhecimento saudável estão intimamente relacionados. Porém, como algumas pessoas podem ter problemas de mobilidade na terceira idade, há chances de não praticarem exercícios – ao menos não da forma como deveriam.
Por isso, reunimos uma série de benefícios dos exercícios na velhice para que você compreenda a importância de encontrar formas de implementá-los na rotina. E lembre-se: se precisar de ajuda para montar o seu treino, não hesite na hora de procurar um profissional no assunto, combinado?
Sigamos com o conteúdo de hoje!
Qual a relação entre atividade física e envelhecimento saudável?
Atividade física e envelhecimento saudável precisam caminhar lado a lado. Um corpo sedentário tem mais chances de adoecer, e na velhice essas chances podem ser ainda maiores em alguns casos.
Por conta disso, se você está precisando de uma motivação a mais para unir exercícios com o restante da sua rotina, veja as considerações a seguir:
1. Sensação de bem-estar e melhora no humor
A sensação de bem-estar e a melhora no humor é um dos benefícios que tornam a atividade física essencial na terceira idade.
Quando praticamos exercícios, nosso cérebro libera hormônios responsáveis pela sensação de prazer, que são capazes de promover muito bem-estar e, consequentemente, melhorar a o humor e a forma como enxergamos a rotina.
2. Fortalecimento dos músculos
Caminhar, correr, nadar… Diversos são os exercícios que ajudam a fortalecer os músculos. E na velhice, esse fortalecimento ajuda a manter a autonomia e a mobilidade no dia a dia, que são fatores essenciais para a qualidade de vida dos idosos.
Outro ponto interessante é que os exercícios também contribuem para uma maior resistência e flexibilidade, que são essenciais para a nossa qualidade de vida ser mantida.
Por isso, se você deseja se sentir mais forte e saudável, a prática deve acontecer.
3. Melhora da circulação sanguínea e proteção do coração
Quando praticamos alguma atividade física, automaticamente há uma melhora na nossa circulação sanguínea e, consequentemente, na saúde do coração. Isso porque quando o sangue circula com mais facilidade, o coração não precisa se fadigar tanto para levá-lo até as extremidades do corpo.
Além disso, exercitar o músculo do coração também ajuda a deixá-lo mais forte.
4. Prevenção de doenças
É possível prevenir uma série de doenças por meio da prática de exercícios. Quando pensamos na relação entre atividade física e envelhecimento saudável, podemos considerar prevenção de doenças como:
- Depressão
- Osteoporose
- Diabetes
- Obesidade
- Doenças cardiovasculares
- Cânceres
5. Possibilidade de maior sociabilidade
Ao praticar exercícios em grupo, seja com outros idosos ou não, o sujeito tem a chance de conhecer novas pessoas, interagir e, a partir disso, desenvolver a sua sociabilidade.
E essa sociabilidade é fundamental na terceira idade, tendo em vista que o isolamento social de idosos pode colocar a saúde mental em risco.
Por isso, quando pensamos em atividade física e envelhecimento saudável, pensamos em todos esses pontos.
Por onde começar?
O ideal é conversar com um Educador Físico e, com o auxílio dele, encontrar um exercício que você realmente goste de praticar, pois isso pode impulsioná-lo a ir cada vez mais além na sua atividade.