Dedicar tempo aos estudos tem sido bastante desafiador, principalmente com a necessidade da quarentena e do distanciamento social. Aprender a distância é uma experiência nova para a maioria dos estudantes e isso cria ainda mais obstáculos. Porém, uma simples mudança de hábitos pode ser eficiente para potencializar o desempenho nas tarefas.
Veja abaixo alguns das principais atitudes que comprometem o aprendizado!
Falta de planejamento
Preparação é fundamental. Ter um bom planejamento ajuda a organizar e administrar melhor as demandas. Portanto, estabeleça um cronograma com horários fixos e tarefas diárias que precisa realizar. Seja equilibrado e realista e leve em conta sua rotina. Além disso, anote as prioridades numa agenda e faça um calendário marcando os prazos e metas que exigem mais da sua atenção.
Não ter um local de estudos adequado
Pode parecer fútil, mas um lugar adequado para estudar faz toda diferença. Portanto, encontre um ambiente com boa iluminação, silencioso, sem distrações e arejado. Isso ajuda a manter a concentração por mais tempo e a fixar melhor os conteúdos.
Não sanar as dúvidas
Sempre que possível, participe das aulas e discussões, sejam presenciais ou on-line. Estude a matéria com antecedência e leve suas dúvidas para os encontros afim de saná-las. Sentir vergonha de tirar dúvidas com professores e colegas pode afetar o seu aprendizado.
Ficar perto de possíveis distrações
Manter o foco exige disciplina e determinação. Por isso, evite qualquer fator externo que possa interferir na qualidade dos seus estudos. Desligue o celular e desative notificações de aplicativos. Isso ajuda a evitar o desperdício de tempo dedicado às demandas não urgentes.
Falta de compromisso e seriedade
Por fim, um erro comum de muitos estudantes é não levar a sério as metas e tarefas que precisa abrir. A falta de compromisso é uma das atitudes que mais ameaçam o aprendizado, principalmente na realidade do ensino a distância. Lembre-se ainda que o acúmulo de conteúdos pode gerar uma série de problemas a longo prazo.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia O que fazer se “der um branco” na prova? Veja 3 dicas.