Empreendedorismo

Atendimento Estratégico ao Cliente

Estratégias de Atendimento ao Cliente

O atendimento estratégico ao cliente é maneira fidelizar o cliente, e isso faz diferença para qualquer negócio. Inclusive é um diferencial para o empreendedor.

No entanto, muitas empresas não fidelizam seus clientes por causa da ausência de estratégias sobre o atendimento.

O atendimento ao cliente deve ser estratégico, uma vez que agrega valores à empresa. Assim é uma porta para o crescimento do negócio.

Por isso, trouxemos algumas dicas valiosas para o atendimento estratégico ao cliente:

Evitar o atendimento

Não estamos falando de negar ao cliente um contato. Estamos falando sobre garantir que seus fluxos estejam funcionando de uma forma tão positiva, que o cliente não precise entrar em contato.

Assim sendo, não haverá reclamações. Isso é possível, desde que faça algumas estratégias anteriores a essa.

Uma forma de avaliação ao seu site e serviços é uma estratégia para mensurar a não necessidade de atendimento urgente.

Esse é o ideal para qualquer empresa, visto que os contatos dos clientes nessa situação são referentes a pequenas dúvidas ou trocas.

Pós-venda

Investir em um pós-venda é tão importante quanto fechar a venda. Um cliente que está satisfeito com o pós-venda de uma empresa já é um cliente fidelizado.

SDR

A mesma lógica do pós-vendas, mas está uma fase anterior a venda. Tenha uma SDR para trabalhar seus leads. Dessa forma qualifica suas vendas e fideliza seu cliente acompanhando toda a sua jornada de compra.

Marketing Digital

Estamos em tempos virtuais, e uma empresa precisa investir na sua divulgação. Entretanto, o marketing digital é mais que apenas a divulgação. Sendo uma ponte entre a empresa e o cliente.

Estratégias como Omnichannel, por exemplo, pode ser uma união perfeita entre atendimento, vendas e marketing.

Planejamento Estratégico

Seja em vendas ou Marketing, coloque todas as suas metas em um planejamento estratégico.

Pode fazer o acompanhamento de cada detalhe através de um cronograma de ações, ou de ferramentas como o Trello, por exemplo.

Só assim saberá se está direcionando o atendimento de forma objetiva.

Empatia

Empatia e Resiliência fazem a diferença no atendimento. Muitas vezes o cliente só quer ser ouvido e compreendido.

Trabalhe planos e métricas, mas não se esqueça de que são as pessoas que farão uso de suas soluções. Seja uma resolução ao cliente.

Realizar um atendimento estratégico ao cliente é um dos caminhos para o seu sucesso!