Estudantes com algum tipo de deficiência física e intelectual, bem como os que apresentam dificuldade de locomoção ou necessidades específicas, podem realizar o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) graças ao atendimento especial.
A inclusão desses candidatos na versão presencial da prova é aplicada em diversas esferas. Conheça algumas das normas que são impostas nacionalmente para facilitar a realização por todos os participantes, sem exceção.
Prova do ENEM ampliada
As provas são impressas com fontes e imagens maiores visando atender candidatos com baixa visão.
ENEM em braile
Para os deficientes visuais em algum grau e que são alfabetizados em braile têm acesso à prova do ENEM nessa versão. Em salas isoladas, são disponibilizados ledores das questões e transcritores de respostas.
LIBRAS
Participantes surdos, alfabetizados em LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais, podem receber auxílio de um intérprete caso surjam dúvidas na leitura de palavras da língua portuguesa, uma vez que trata-se de um idioma nem sempre tão bem conhecido por esse grupo.
Leitura labial
Também é um serviço voltado para os candidatos surdos, mas para aqueles que não são alfabetizados em LIBRAS e preferem a leitura labial para tirar dúvidas acerca das palavras.
Transcrição
Atendimento individual para participantes que têm dificuldades motoras e não conseguem preencher o gabarito e escrever a redação do ENEM.
ENEM nos hospitais
Pacientes internados em hospitais podem realizar o ENEM. São estudantes que, por suas condições de saúde, não frequentam a escola e estudam nas instituições de saúde.
Acessibilidade
Devem ser disponibilizados ambientes totalmente acessíveis para participantes com dificuldade de locomoção e mobilidade. Precisam ser salas próximas a banheiros, com rampas e portas maiores, por exemplo.
Mobiliário acessível
Os estabelecimentos de aplicação do ENEM precisam oferecer móveis que sejam adaptáveis para pessoas com necessidades específicas. Por exemplo canhotos, cadeirantes, gestantes e obesos.
Lactantes
Candidatas do ENEM lactantes e que tiverem a necessidade de amamentar durante o período da prova devem indicar um responsável legal para ficar com a criança. Haverá um local para que ela possa amamentar o filho.
O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) deste ano foi adiado para janeiro e fevereiro de 2021 em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Também será aplicada uma versão digital da avaliação.