Durante esse período de quarentena, o instituto orienta que os procedimentos devem ser realizados pela internet, seja pelo site Meu INSS ou pelo aplicativo (disponível para celulares e tablets Android, iOS e Windows). Também é possível ser atendido pelos canais de atendimento, como o telefone 135.
Através do Meu INSS é possível ser atendido de maneira satisfatória, resolvendo problemas sem sair de casa. É possível solicitar benefícios, serviços e realizar consultas. O segurado também pode acessar e acompanhar todas as informações da sua vida de trabalho, como dados sobre contribuições previdenciárias, empregadores e períodos trabalhados.
Todos os cidadãos que recebem qualquer tipo de benefício do INSS podem acessar o Meu INSS. Incluindo os que recebem auxílio temporário, como salário maternidade. Pessoas que estão em processo de aposentadoria e ainda não se aposentaram também acessar.
Para acessar a plataforma é preciso se cadastrar e obter senha no próprio site. O Meu INSS está disponível por meio de computador ou celular.
Abaixo, confira o passo a passo para realizar o cadastro via computador, lembrando que o cadastro pelo aplicativo segue o mesmo princípio.
Pronto! Simples assim, cria-se uma conta no Meu INSS. Em seguida, para ser atendido no INSS pela internet, é preciso voltar para a opção anterior e preencher as informações de login com o seu CPF e senha. Depois disso, o acesso ao portal já está liberado.
Veja também: INSS: 13º salário antecipado por causa do coronavírus inclui 6 tipos de benefícios