Quando começamos um negócio, depois de toda parte burocrática, começamos a pensar em como fazer com o que o produto chegue até o cliente, certo?
Isso porque o cliente é um dos fatores principais de uma empresa.
No mundo do empreendedorismo é fundamental planejar e executar ações de forma estratégica, e hoje em dia, um terceiro fator se tornou essencial, apostar no cliente.
Principalmente, investir também no pós-venda, como podemos ver nessa reportagem estratégia de fidelização do cliente, pois nada adianta agradar somente no ato da compra seu cliente, é necessário que você faça todo um atendimento após a concretização da venda também, cliente satisfeito volta a comprar e principalmente recomenda sua marca.
Na nossa matéria como administrar meu negócio, comentamos um pouco sobre a importância de investir no cliente, mas aqui vamos te explicar um pouco melhor formas de fazer isso.
Qualidade no atendimento
Um bom atendimento, de qualidade, pode ajudar você a manter seus clientes atuais e captar novos clientes também.
Ser educado, honesto são fatores essenciais que já sabemos que devemos ter com o cliente certo? O bom atendimento ao cliente vai além disso.
Algumas medidas são essenciais para tornar esse atendimento excelente, aqui vão algumas dicas de como você deve investir em seu empreendimento e no seu cliente:
- Estacionamento: o cliente tem preferência por locais que ele tenha fácil acessibilidade, como lugar para estacionar e manobrar e a segurança no local que ele está estacionando.
- Fachada e vitrine: é o seu cartão de visita, você entraria em uma loja em que está tudo desorganizado, sem preço e sem limpeza? Com certeza você teria uma imagem ruim do local. O mesmo acontece com o seu futuro cliente, a primeira impressão é a que fica certo?
- Entrada e recepção: você pode até achar que não, mas o cliente repara sim, no espaço da entrada, na iluminação, decoração e principalmente a climatização e som ambiente do local. Som muito alto não é algo que agrade no geral os clientes.
- Conclusão da venda: a compra será bem concluída se o cliente sair da loja sem dúvida alguma do produto que ele está adquirindo, e evite também ao perceber que o cliente não quer algo mais além do que ele solicitou, e ficar tentando convencer ele de qualquer forma.
Um cliente não gosta que lhe “empurrem” produtos ou serviços. Se torna algo que pode gerar um constrangimento no fechamento da compra.
- Forma de pagamento: sempre se atente ao finalizar o pagamento, se colocou o valor correto, verifique se as formas de parcelamento caso ele tenha solicitado, estejam corretas. Não tem nada mais desagradável que um erro ao concluir um pagamento do que o cliente ver que foi cobrado de forma incorreta.
Lembre-se sempre de fazer um atendimento humanizado, onde, empresa, colaborador e cliente estejam sempre em harmonia. Educação, cortesia e boa vontade são fatores essenciais nesse processo.