O motorista deve tomar bastante cuidado ao dirigir, visto que com apenas uma multa, ele pode perder a sua carteira de habilitação.
Todavia, as infrações e, consequentemente, suas penalidades, tem como objetivo, tornar o trânsito mais seguro, principalmente nas estradas e em grandes cidades.
O condutor, por exemplo, que dirige alcoolizado, ou ainda, não presta socorro a vítimas de acidentes, pode ter sua CNH suspensa, ou perder o direito de dirigir.
As multas de trânsito são específicas para cada caso, algumas mais graves e outras mais comuns. Aliás, a multa mais aplicada em 2022 foi a de excesso de velocidade.
Essa infração corresponde a 20% do total de todas as penalidades dadas aos motoristas do Brasil no ano passado.
Ademais, quem está tirando sua CNH agora deve ficar atento ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e os tipos de multas e irregularidades cometidas por condutores ao guiar seu veículo.
De fato, as multas podem ser classificadas como leves, médias, graves, ou gravíssimas. O resultado de cada infração, causa uma penalidade diferenciada.
Portanto, é preciso ficar atento ao dirigir um veículo, para não ter que pagar as penalidades e a perda de pontos em sua carteira de habilitação.
Os motoristas precisam ter muito cuidado ao dirigir seu carro, e também conhecer as multas que podem ser aplicadas, de forma a poder evitar estas infrações.
Analogamente, este hábito pode evitar futuros problemas e proporcionar um trânsito mais seguro para pedestres e demais condutores de veículos.
A infração dos motoristas mais comum em 2022 foi a de conduzir veículos a uma velocidade superior à máxima permitida em até 20%.
Normalmente o condutor é pego por esta infração ao passar por radares móveis ou fixos nas estradas do país. Ao receber a multa, o condutor pode perder quatro pontos em sua CNH.
Desse modo, a segunda multa mais aplicada no país, no ano passado, foi de um excesso de velocidade acima do permitido, em 50%.
Esta é considerada uma infração grave e o motorista pode perder cinco pontos em sua carteira. Ela também é dada a partir de radares em estradas e rodovias nacionais.
Analogamente, a terceira infração mais aplicada no país em 2022 foi o tráfego em locais não permitidos, durante o rodízio de veículos.
Em grandes capitais, como São Paulo, por exemplo, há uma proibição sobre o trânsito de carros em alguns dias da semana de acordo com a placa do automóvel. Há a perda de quatro pontos na CNH.
Avançar o sinal vermelho é a quarta maior multa aplicada no país. Esta infração é bastante comum. No entanto, ela é gravíssima, e pode resultar na perda de sete pontos na CNH. Por essa razão, o ideal é que os condutores reduzam a velocidade do veículo, no momento em que o semáforo estiver amarelo.
A quinta maior infração cometida em território nacional em 2022 é a de dirigir o veículo sem utilizar o cinto de segurança. Para evitar essa multa, o motorista deve mudar seus hábitos, e sair com seu carro, depois de colocar a proteção. É uma multa grave, com a perda de cinco pontos na carteira.
Para evitar as multas e infrações, o motorista deve prestar uma maior atenção no trânsito quando for dirigir. Ele deve estar focado, já que qualquer desatenção pode causar um acidente no trânsito.
Aliás, é preciso ter concentração na hora de conduzir o carro, tomando cuidado com os outros veículos e sinalizações.
Em síntese, o motorista deve ter direção defensiva, que é a condução do veículo com o intuito de se defender de riscos e possíveis acidentes.
O condutor deve proteger a si mesmo e as demais pessoas presentes no trânsito. É preciso ter uma atenção dobrada que pode ser de três tipos, mas apenas uma é defensiva.
A atenção fixa, é quando o motorista se concentra em apenas um ponto, que pode ser à frente do veículo. A atenção dispersa é quando o condutor não presta atenção no trânsito, usa um celular, etc.
Em suma, a atenção difusa é quando o condutor fica atento a tudo ao seu redor, ele olha para frente e para os retrovisores. É defensiva.