É importante ficar atento, pois grande parte do Brasil está sob alerta de chuvas intensas ao longo dos próximos dias. Sendo assim, veja a seguir todas as informações a respeito desse perigo.
Além disso, saiba o que o Instituto Nacional de Meteorologia diz a respeito desse tipo de situação emergencial.
Quais regiões serão afetadas com essas chuvas intensas?
Com o fim do verão e a chegada do outono é comum presenciar eventos com fortes chuvas que estão sempre assolando as regiões de maneira avassaladora. Assim, trazendo não só chuvas intensas, como também outros eventos naturais.
Apesar de ser extremamente comum essa variação climática, entender o motivo e o que pode acontecer por conta dessas chuvas intensas pode ajudar a população a se resguardar de alguns acontecimentos.
As últimas notícias são de potenciais chuvas em grande parte do centro-oeste brasileiro, norte e também nordeste.
De acordo com o Inmet para os próximos dias, a previsão é que essas regiões recebam o grau de severidade laranja que representa perigo. Portanto, essa cor serve para anunciar que essas regiões terão chuvas entre 30 a 100 mm por dia. Além disso, existe a previsão de que os ventos possam chegar até 100 km por hora devido ao mau tempo.
Com isso, uma das consequências é o corte de energia elétrica, alagamentos e até mesmo, a descarga de raios e trovões. Por conta disso, é muito importante redobrar a atenção.
As regiões mais afetadas são os estados da Paraíba em sua totalidade, parte do Rio Grande do Norte, de Pernambuco, o Ceará, Piauí, Bahia e Alagoas na região nordeste.
Já na região centro-oeste, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul são os estados afetados.
Por fim, outros estados como Maranhão, Tocantins, Pará, Amazonas, Acre, Rondônia e até São Paulo podem ser atingidos.
Veja as instruções do Instituto Nacional de Meteorologia
Em situações de chuvas intensas, é recomendável que a população possa se preparar para eventuais consequências, como deslizamentos de terra, descarga de raios e outros fenômenos.
O próprio Instituto Nacional de Meteorologia se encarrega de disponibilizar tais instruções, veja a seguir:
- Evite se abrigar embaixo de árvores, principalmente em caso de rajadas de vento. Pois, isso pode ocasionar risco de queda de árvores e até mesmo descargas elétricas.
- Ademais, é imprescindível evitar estacionar os carros próximos a torres de transmissão e também placas de propaganda. Pois em caso de queda, o seu veículo poderá ser atingido.
- Em casa, sempre que possível mantenha os seus aparelhos desligados nas tomadas para evitar curto circuito.
- Por fim, em caso de dúvidas ou comunicação de algum acidente e similares entre em contato com a Defesa Civil por meio do telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros, basta ligar 193. Ambas as ligações são gratuitas.
Todas as recomendações do Instituto Nacional de Meteorologia são primordiais para manter você e sua família em segurança e por essa razão, é importante segui-las.
Saiba qual é a previsão para os próximos dias nessas regiões
A previsão indica muitas oscilações no clima das regiões que foram citadas no tópico anterior, ao longo dos próximos dias e chuvas intensas podem acontecer.
Essa mudança brusca é proveniente de uma rápida frente fria que está passando pelo Brasil. Para os próximos dias, a previsão é ter ondas de calor intenso na região sudeste e tempo seco ao longo da semana. No entanto, existe possibilidade de chuvas isoladas.
Já nas regiões nordeste, norte e também centro-oeste, o volume de chuvas será intenso, podendo ultrapassar até mesmo os 150 mm em algumas regiões.
As regiões estão em alerta amarelo e laranja para demonstrar o alto grau da severidade das chuvas que estão por vir nas localidades ditas acima.
Se possível, não saia de casa com o alerta de chuvas intensas
Com todas as recomendações do Inmet, é possível saber que que existe um alto risco para quem costuma sair durante os temporais.
Por essa razão, outra recomendação importantíssima é, se possível não sair de casa durante os temporais e chuvas intensas.
Desta maneira, você estará em segurança. Mas, se for necessário estar fora de casa, procure seguir todas as orientações ditas aqui para minimizar os impactos. Além disso, não esqueça de buscar sempre um local seguro e evite se expor na rua.
A partir dessas informações ditas acima sobre o alerta de chuvas intensas, agora você sabe quais são as áreas que serão afetadas com esse alerta importante. Proteja-se e fique sempre de olho nas informações sobre o clima.