Os trabalhadores brasileiros precisam ficar atentos, pois esta é a última semana para o envio da declaração do imposto de renda. O prazo final vai até a próxima sexta-feira, 31 de maio.
Por isso, é importante ficar por dentro de tudo sobre como funciona, quem precisa declarar e todos os processos envolvidos. A seguir, fique por dentro de tudo sobre a declaração do imposto de renda 2024.
O período de entregas do imposto de renda teve início no dia 15 de março de 2024 e o prazo final é o dia 31 de maio. Todos os trabalhadores que se enquadram nas regras de obrigatoriedade precisam enviar o documento.
De maneira geral, por meio da declaração, o contribuinte deve informar todas as suas receitas do ano anterior para a Receita Federal.
A seguir, confira quem ainda deve declarar o imposto de renda esse ano:
Ao informar todos os seus ganhos, o cálculo do imposto de renda vai gerar um valor a ser pago pelo contribuinte. No entanto, para diminuir esse valor, o trabalhador pode incluir despesas dedutíveis.
Essas despesas fazem com que o valor a pagar se torne menor. Além disso, pode até mesmo gerar restituição a receber, ou seja, quando ao invés de pagar imposto, o trabalhador passa a receber uma parcela do governo a título de restituição.
Mas é importante se atentar para quais despesas é possível deduzir de acordo com a legislação. Confira:
Ademais, para maximizar a sua restituição, você deve guardar todos os comprovantes das suas despesas dedutíveis e informá-las corretamente na sua declaração. É importante também ficar atento aos limites de cada dedução e aos requisitos para incluir dependentes.
Após a realização do cálculo do imposto de renda, já é possível saber se o contribuinte deverá pagar o imposto ou receber a restituição do governo.
A Receita Federal realiza o pagamento das restituições em 5 lotes diferentes, que ocorrem a cada mês. O primeiro já será liberado na próxima sexta-feira (31/05). Assim, confira todas as datas de liberações:
Além disso, vale destacar que a Receita Federal também possui uma lista que determina quem terá direito a receber primeiro. Dessa forma, veja quem tem prioridade na restituição do imposto de renda esse ano:
Ademais, após as recentes enchentes no Rio Grande do Sul, que deixou milhares de desabrigados, o governo anunciou que os contribuintes gaúchos também terão prioridade na restituição. Essa é uma medida extraordinária que ajudará as vítimas do estado.
Para fazer a declaração, é necessário usar o programa da Receita Federal disponível no site oficial ou o aplicativo Meu Imposto de Renda para dispositivos móveis.
No entanto, para garantir que não haverá nenhum erro ou inconsistência nos dados, a recomendação é buscar a orientação de um contador para o envio da declaração.
Mas, antes de fazer a declaração de fato, é preciso reunir todos os documentos necessários. Veja quais são: