Muitas chuvas e perigo de alagamento estão previstos para o Nordeste de acordo com o alerta do Instituto Nacional de Meteorologia.
Então, se você reside na região, separamos algumas informações com a finalidade de esclarecer algumas dúvidas a respeito sobre o clima, o perigo de alagamentos e o que você não pode fazer nesses momentos. Por isso, veja abaixo mais detalhes sobre o assunto.
Previsão do tempo para os próximos dias no Nordeste
A previsão do tempo para os próximos dias no Nordeste é de chuva frequente e volumosa. O clima em si permanece ensolarado a nublado, com temperaturas que variam entre 23°C a 31°C.
Assim, esse fenômeno continua ganhando força. Até o final da semana podem acumular mais de 400 mm de chuva em locais pontuais, principalmente no Sertão nordestino.
Essa quantidade intensa de chuva gera um alerta de perigo de alagamentos, deslizamentos de Terra, acúmulo de água e transbordamento dos rios.
A Defesa Civil disparou um alerta para a região e é importante ficar atento até sábado, dia 18 de março. Assim, só a partir dessa data que a chuva pode começar a dar uma trégua.
Perigo de alagamentos por chuva no Nordeste
É muito comum encontrar regiões que sofrem alagamentos quando chuvas intensas atingem a sua localidade. Acontece que essas situações acontecem por diversos fatores.
Um dos fatores de extrema importância a observar é o sistema de drenagem das construções que, geralmente, não possuem uma eficácia plena. Isso pode ser demonstrado ao longo dos temporais, fazendo com que o escoamento da água demore a acontecer.
Outro fatores relevante também podem influenciar diretamente nos alagamentos. Pois, além da ineficácia da drenagem e consequentemente da dificuldade da água descer por completo após o acúmulo intenso de água, no caso, os bueiros e outras saídas estejam cobertas de lixo, ficará muito mais difícil essa ação.
A depender da região, é possível encontrar pessoas que não conseguem transitar até chegar à sua residência por conta das inundações. Além disso, o perigo de passar pelas águas contaminadas com lixo, esgoto e até mesmo a presença de animais que podem transmitir doenças.
Se você reside em locais assim, é imprescindível prestar atenção no tópico abaixo sobre o que não fazer nesses momentos de alagamento. Acompanhe a seguir.
O que não fazer nesses momentos
Em caso de chuvas intensas que podem propiciar alagamentos, o ideal é estar longe nesses momentos para preservar a sua saúde e também a sua integridade física.
Exemplificando, caso você esteja dentro da sua residência e perceba que está seguro, evite ao máximo sair.
No entanto, se a situação for oposta a isso, o ideal é analisar se há a possibilidade de deixar a sua residência alagada e buscar um local seguro. Uma vez que é uma situação bastante perigosa. Pois, além do risco de deslizamento de terras, a energia elétrica é outro elemento que deve ter toda atenção.
Para isso, se puder antes da chuva intensificar, desligue todos os eletrodomésticos que puder. Afinal, a água é um bom condutor de eletricidade. Sendo assim, existe a possibilidade de curto circuito com os seus eletrodomésticos e até mesmo com a energia de toda a casa.
E por falar nisso, é fundamental que você evite ao máximo ter contato com a água contaminada. No entanto, caso tenha, faça uma constante higiene nos locais que foram afetados.
Está na rua? Veja como proceder em caso de perigo de alagamentos
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia e os seus avisos, existem algumas situações que podem minimizar os seus riscos caso você esteja na rua. Alguns deles, inclusive, podem ajudar a resguardar a sua vida.
Em primeiro lugar, é que de acordo com o Inmet, o ideal é buscar um local onde você possa ficar em segurança.
Outra situação, é verificar se as chuvas trazem consigo a incidência de raios, que podem até mesmo serem letais.
Portanto, se você está na rua, uma das principais recomendações é buscar um local seguro até que a chuva pare por completo ao ponto que você consiga transitar até a sua residência novamente.
Mediante a todas as informações ditas acima, é possível entender que até o fim de semana você deve redobrar a sua atenção se mora no Nordeste. Visto que as chuvas intensas estão previstas para a região, bem como os alagamentos.