O concurso para PC AL (Polícia Civil do Estado de Alagoas) anunciou um novo prazo para inscrições nos cargos. Assim, quem perdeu o primeiro período de inscrição, que foi ano passado (2022), ganhou outra oportunidade de participar do processo seletivo.
O concurso possui 100 vagas para pessoas com nível superior em Direito, sendo 50 para início imediato e 50 para cadastro reserva. O candidato que obtiver a aprovação no concurso receberá mais de R$ 20 mil. Para isso, ele trabalhará 40 horas na semana.
Saiba mais sobre as vagas abertas do concurso para PC AL no artigo abaixo!
Qual é o período de inscrição?
O concurso para PC AL, inicialmente, abriu inscrições no dia 20 de maio de 2022 que se encerraram no dia 24 de junho, do mesmo ano. Contudo, em janeiro de 2023, a banca responsável pela organização do concurso, o Cebraspe, lançou um edital determinando um novo período de inscrição.
Dessa forma, os candidatos poderão se inscrever, novamente, no processo seletivo, das 10 horas da manhã, do dia 8 de fevereiro de 2023 até às 18 horas do dia 10 de março de 2023.
Como participar do processo seletivo?
O candidato interessado em uma das vagas do concurso para PC AL, deve preencher o formulário de inscrição online, no site do Cebraspe, e pagar a taxa de inscrição no valor de R$ 400,00. Além disso, ele precisa se certificar que possui os requisitos necessários para participar do concurso.
Como o concurso é para o cargo de Delegado da Polícia Civil, uma das exigências é possuir o diploma de graduação em Direito reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Além disso, o candidato precisa ter 18 anos no momento da posse, estar com suas obrigações eleitorais em dia e cumprir outros requisitos que estão presentes no edital para consulta.
Como funciona o concurso para PC AL?
O concurso para PC AL possui duas etapas, sendo a primeira composta por sete fases e a segunda, de uma fase só. A primeira fase da primeira etapa é a prova objetiva, que conta com conhecimentos gerais e específicos. Essa prova ocorrerá nos moldes do Cebraspe. Logo, o candidato ganhará pontos por cada resposta correta, mas, será penalizado pelas erradas.
A prova de conhecimentos gerais é composta pelas matérias de língua portuguesa e informática. Entretanto, a prova de conhecimentos específicos cobrará os seguintes assuntos:
- Direito Penal;
- Direito Processual Penal;
- Direito Constitucional;
- Direito Administrativo;
- Direito Civil;
- Legislação Complementar;
- Medicina Legal.
A etapa seguinte do concurso para PC AL é a prova discursiva, que ocorrerá no mesmo dia da objetiva, contudo, será em outro turno. O conteúdo desta prova terá três questões dos assuntos: Direito Penal, Direito Processual e Penal e Direito Constitucional.
Depois, as últimas fases da primeira etapa são: Teste de aptidão física, Exames laboratoriais médicos, Avaliação psicológica, Investigação social e Avaliação de títulos. Os candidatos que passarem dessas fases irão para a segunda etapa, que é o Curso de Formação Profissional. Por fim, quem concluir o curso, assumirá o cargo de Delegado.