Frequentemente, é possível observar inúmeras regiões com altos índices de chuva e que estão alarmando todo Brasil. Dessa vez, a região norte do Brasil conta com a possibilidade de chuvas intensas. Sendo assim, veja abaixo a causa delas e também pontos turísticos da região norte do país, se de fato essas fortes chuvas são comuns e como ficar protegido.
O Brasil é um país famoso por suas belezas naturais, que como consequência, atraem turistas do mundo todo. Desse modo, é possível visita-los.
No entanto, em decorrência das chuvas intensas, pode ser que alguns pontos turísticos fiquem prejudicados. Logo, não há a possiblidade de admirar toda a beleza do local na íntegra.
Alguns dos lugares que sofrem alterações em decorrência deste fenômeno são: as Piscinas Naturais do Jalapão, o alter do chão no Pará, a ilha do Bananal em Tocantins e o encontro das águas do Rio Amazonas.
Em algumas localidades, principalmente em alguns pontos turísticos, a incidência das chuvas de maneira intensa, podem provocar o acúmulo de terra e barro nessas localidades, fazendo com que interfira na paisagem. As piscinas naturais do Jalapão, por exemplo, ficam com a água turva.
No verão, é muito comum ter chuvas intensas que podem ser extremamente prejudiciais à população. Pois, há maior indício de alagamentos e desabamentos.
Na região sudeste do Brasil, há maior incidência deste fenômeno também chamado chuvas de verão. Elas acontecem devido ao intenso calor ao longo do dia. Assim, possibilitam o acúmulo da evaporação da água fazendo com que elas transformem nas fortes chuvas.
Enquanto, no norte do Brasil se localiza a Floresta Amazônica. Devido à grande quantidade de árvores, há uma produção maior de umidade. Consequentemente, isso interfere diretamente na abundância de chuvas intensas.
A depender da região, há várias razões das chuvas intensas acontecerem. Mas de modo geral, como estamos no verão, ocorre maior concentração de umidade. O que consequentemente, leva ao acúmulo dela.
Depois de toda a umidade evaporar, o próximo passo é que elas caiam. No entanto, isso pode acontecer de maneira mais intensa, devido ao acúmulo de umidade. Por isso, é chamada de “chuva de verão”, por este fenômeno ocorrer mais vezes na estação mais quente do ano.
Algumas regiões, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia podem ser afetadas com mais gravidade com as chuvas intensas.
Sendo assim, logo abaixo você verá quais são as áreas afetadas com as chuvas e confira, também, como se proteger.
Algumas cidades em diversas regiões, não só no norte do Brasil, como também no centro-oeste e no sudeste, estão aguardando chuvas intensas para os próximos dias. Então, para facilitar, confira algumas cidades que podem ser afetadas com as fortes chuvas.
Vale do Acre, Oeste potiguar, baixo Amazonas, leste rondoniense, sudoeste paraense, Sudeste amazonense, o centro amazonense, sul do Amapá, oriental do Tocantins, são algumas das localidades que podem ter forte potencial de chuva em diversos municípios.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia apesar dos ventos intensos, não existe um risco alto de corte de energia elétrica. Porém, a depender da região pode acontecer descargas elétricas e também alagamentos.
O próprio Inmet aconselha instruções em casos de desastres. Sendo que o primeiro deles é entrar em contato com a Defesa Civil, por meio do número 199, ou com o Corpo de Bombeiros, com o número 193 para obter maiores informações.
Além disso é de extrema importância evitar o uso de aparelhos telefônicos, se estão ligados à tomada.
Outra importante dica é, com ocorrência de ventos fortes e raios, evite se abrigar em lugares abertos e expostos. Sendo portanto, extremamente necessário procurar um local fechado para não correr esse risco.
Se você mora próximo a uma região que foi extremamente afetada com as chuvas intensas e pode enviar ajuda para as pessoas da localidade, faça isso, desde que você também esteja em segurança.
Com base nas informações que foram ditas acima, você pôde conferir quais são as regiões que receberão essas chuvas intensas. Além disso, sabe como se proteger.
Procure ficar em segurança e no momento do temporal, evite transitar pela região para evitar acidentes. Mas caso não seja possível, procure locais fechados para se abrigar até que as chuvas amenizem.