Chuvas e ventos fortes são cada vez mais frequentes nessa época do ano. Apesar de ser comum ouvir notícias de chuvas ao longo da estação do verão, neste ano elas estão ainda mais intensas e afetando muitas áreas.
Então, ao longo deste artigo, saiba o motivo dessas chuvas. Além disso, confira quais serão as cidades afetadas da região norte. Por fim, saiba como se proteger.
Chuvas e ventos estão acontecendo de forma frequente
A frequência dessas chuvas e ventos fortes estão afetando de forma intensa grande parte do Brasil. Assim, deixam muitos brasileiros preocupados devido às consequências graves. Sendo assim, é extremamente necessário entender o porquê disso acontecer.
No verão é comum vivenciar as chamadas chuvas de verão, que em geral ocasionam grandes temporais com raios, rajadas de vento. Além disso, pode ser extremamente perigoso em decorrência da provocação de alagamentos e desabamentos.
Acontece, que a causa principal dessas chuvas é a evaporação em massa que ocorre graças as grandes ondas de calor, que atingem inúmeras localidades.
O ar quente retorna como forma de vapor que é devidamente armazenado nas nuvens. Em seguida, é devolvido para solo como forma de grandes chuvas.
Existe previsão para as chuvas amenizarem?
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, as chuvas e ventos fortes acontecem até meados do mês de março. Portanto, a partir da nova estação será possível observar uma redução no volume das chuvas.
Na estação do outono até o início do inverno não é muito comum a incidência de chuvas tão intensas quanto no verão. Então, por essa razão, acredita-se que haverá uma redução significativa.
Um fato que deve ser levado em consideração, é que muitos acontecimentos que envolvem os fenômenos da natureza podem estar mais intensos como resultado do aquecimento global. Pois, devido a esse desequilíbrio no clima, já ocasionam situações desagradáveis.
Alguns exemplos são as altas temperaturas ou até mesmo as baixíssimas temperaturas ao longo do ano. Assim como, as chuvas intensas que geram estes grandes estragos.
Veja quais são os municípios afetados na região norte pelas chuvas e ventos fortes
A região norte do Brasil é conhecida pela alta umidade e pelo calor, resultado da Floresta Amazônica. Por isso, não há ocorrências de chuvas e ventos fortes nessa localidade. Desse modo, é preciso ter atenção, pois o local será afetado com o grande volume de chuvas que podem chegar entre 50 a 100 mm por dia. Além disso, a força dos ventos podem até 100 km por hora. Consequentemente, muitos riscos estão suscetíveis a acontecer.
Os municípios afetados são: Acrelândia, Alto Paraíso, Alvarães, Ariquemes, Assis Brasil, Atalaia do Norte, Barcelos, Benjamin Constant, Boca do Acre, Bujari, Buritis, Campo Novo de Rondônia, Canutama, Carauari, Costa Marques, o Cruzeiro do Sul, Guajará, Guajará-Mirim, Humaitá, Itapuã do Oeste, Jordão, Lábrea, Mâncio Lima, Manoel Urbano, Montenegro, Plácido de Castro, Porto Velho, Rio Branco, São Francisco do Guaporé e inúmeros outros municípios.
Então, se você mora na região ou nas proximidades, esteja atento nos próximos dias. Visto que existe a possibilidade de intensas chuvas e também ventos fortes para a região que podem até mesmo ocasionar estragos.
Tenha conhecimento de algumas orientações
O Instituto Nacional de Meteorologia, além de auxiliar com as informações que orientam em quais locais haverá chuvas intensas e também sobre as grandes mudanças que podem ocorrer na previsão do tempo, também, promovem propagação de conhecimento geral.
Por meio do INMET algumas orientações estão disponíveis. Por isso, preste atenção. Dentre elas, saiba que em caso de raios, rajada de vento ou situações similares, o ideal é evitar lugares que podem receber descargas elétricas, como campos abertos ou parques. Por essa razão, se abrigue em locais fechados.
Além disso, cuidado onde for estacionar o seu carro. Para isso, evite locais próximo a torres de Transmissão ou também outdoors e placas em geral. Afinal, há risco de queda desses elementos.
Também, desligue da tomada os aparelhos que você não esteja usando no momento. Uma vez que, as fortes quedas de energia podem ocasionar a perda do seu eletrodoméstico ou eletroeletrônico.
Caso saiba sobre desabamentos próximos à sua região ou situações que precisam de auxílio, entre em contato com a Defesa Civil ou Corpo de Bombeiros, por intermédio dos telefones 199 e 193, respectivamente.
Com as informações ditas ao longo do artigo, agora sabe como ficar seguro em épocas chuvosas. Ademais, sabe quais são os municípios da região norte que têm chances de serem afetados com as grandes e intensas chuvas.
Permaneça em segurança e evite transitar em meio aos temporais para manter você e sua família resguardados de situações desagradáveis.