Os repasses do Bolsa Família referente a abril de de 2024 se encerra nesta terça-feira (30), mas os beneficiários já podem conferir informações sobre o próximo calendário.
No entanto, a novidade que surgiu para os próximos repasses não é muito animadora. Isso porque muitas famílias receberão um valor menor em maio.
A seguir, confira todas as informações sobre os repasses do Bolsa Família de maio de 2024 e veja a lista completa de quem vai ter redução no pagamento.
Bolsa Família maio de 2024 com novo valor
Os pagamentos do Bolsa Família de abril garantiram pagamentos extras para os beneficiários. Além do pagamento mínimo, o programa trouxe também os acréscimos para milhares de famílias, de acordo com a sua composição.
Além disso, milhares de inscritos também tiveram o direito ao recebimento do Auxílio Gás, benefício social do Governo Federal para custeio do gás de cozinha.
Porém, os repasses de maio trarão redução no valor de parcela para dois grupos específicos:
- Participantes do Auxílio Gás;
- Famílias que se enquadram na Regra de Proteção do Bolsa Família.
Auxílio Gás em maio
O Auxílio Gás é um benefício do Governo Federal destinado para as famílias de baixa renda. O valor do benefício é variável, pois depende do preço médio nacional do botijão de gás. Assim, em abril, a parcela foi de R$ 102.
Contudo, o pagamento do Auxílio Gás é bimestral, ou seja, ocorre a cada dois meses. Sendo assim, como o último calendário ocorreu em abril, este mês não haverá pagamentos das parcelas.
Dessa forma, quem faz parte desse importante programa não receberá em maio, o que diminuirá de forma significativa a parcela a receber este mês.
Regra de Proteção do Bolsa Família
Outro grupo que também sofrerá redução nas parcelas em maio são as famílias que se enquadram na Regra de Proteção do Bolsa Família.
Essa é uma nova regra que o Governo Federal criou para evitar que os beneficiários tivessem o Bolsa Família bloqueado de forma imediata.
Atualmente, a principal regra do Bolsa Família é ter renda mensal de até R$ 218 per capita. Nesse sentido, as pessoas que ultrapassarem esse valor perderiam o direito às parcelas mensais.
No entanto, a Regra de Proteção do Bolsa Família surgiu para proteger os inscritos que aumentarem a renda para até meio salário mínimo per capita. Para este grupo, o programa passará a funcionar da seguinte forma:
- O benefício será reduzido pela metade;
- A família poderá continuar recebendo as parcelas por até dois anos;
- Se, durante esse período, a família voltar a cumprir a regra de renda mínima do Bolsa Família, ela poderá retornar aos pagamentos de forma integral;
- Caso a renda continue acima do permitido após esse período, haverá o bloqueio definitivo do benefício.
Calendário de pagamentos do Bolsa Família maio de 2024
Os pagamentos do Bolsa Família referente a maio de 2024 começam no dia 17, com previsão de encerramento para o dia 30.
Assim como nos meses anteriores, os depósitos ocorrem nas últimas duas semanas do mês, seguindo o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) dos beneficiários.
Calendário oficial
- NIS final 1: 17 de maio;
- NIS final 2: 20 de maio;
- NIS final 3: 21 de maio;
- NIS final 4: 22 de maio;
- NIS final 5: 23 de maio;
- NIS final 6: 24 de maio;
- NIS final 7: 27 de maio;
- NIS final 8: 28 de maio;
- NIS final 9: 29 de maio;
- NIS final 0: 30 de maio.
Como consultar e sacar o Bolsa Família?
Os inscritos no Bolsa Família podem fazer a consulta do seu benefício de forma fácil por meio da internet ou telefone. Confira todos os canais disponíveis:
- Aplicativo Caixa Tem;
- Aplicativo Bolsa Família;
- Aplicativo CadÚnico;
- WhatsApp 0800 104 0104;
- Central de Atendimento da Caixa, no telefone 111;
- Atendimento Caixa ao Cidadão, no telefone 0800 726 02 07, opção 21.
Ademais, é possível realizar o saque do benefício por meio dos canais de atendimento da Caixa Econômica Federal (caixas eletrônicos, lotéricas, Correspondentes Caixa Aqui e terminais de autoatendimento).
Além disso, a Caixa também disponibiliza o acesso ao aplicativo Caixa Tem. Por meio do app, os beneficiários do Bolsa Família conseguem acessar diversos serviços, como pagamento de boletos, transferência PIX, recarga de celular e vários outros.