Falta exatamente uma semana para a retomada dos pagamentos do Bolsa Família. Conforme as informações mais recentes do Ministério do Desenvolvimento Social, a ideia é que o maior benefício de transferência de renda do país seja oficialmente retomado na próxima sexta-feira (18).
A expectativa é de que algo em torno de 20,7 milhões de brasileiros de todas as regiões do país recebam o saldo em suas contas. Os pagamentos devem partir de uma base de R$ 600, mas podem variar a depender de uma série de questões. Em setembro, por exemplo, a média de repasses ficou na casa dos R$ 680.
A uma semana da retomada dos pagamentos, os usuários podem começar a se preparar da melhor maneira possível para receber o benefício em segurança. Existem algumas dicas gerais que precisam ser seguidas pelos beneficiários para que eles não tenham maiores problemas a partir da próxima semana.
Dicas para receber o Bolsa Família em segurança
- Dica 1: Atualize o Caixa Tem
Antes mesmo do início de pagamento do Bolsa Família na próxima semana, uma dica importante é atualizar o seu aplicativo Caixa Tem. Este é o app que permite que o cidadão utilize o dinheiro do benefício social para pagar contas, transferir saldos para outros bancos, fazer Pix e até mesmo gerar um código para saques em caixas eletrônicos, casas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui.
Ao atualizar o aplicativo, você se prepara ativando a versão mais recente do app no seu celular ainda antes do início dos pagamentos. Esse movimento pode permitir que você tenha menos problemas na hora de movimentar o seu Bolsa Família.
- Dica 2: Consulte o app do Bolsa Família
Desde o início dessa semana, o Ministério do Desenvolvimento Social vem atualizando as informações relativas a outubro do Bolsa Família. Essa atualização acontece de maneira gradativa no aplicativo oficial do próprio programa social.
Aqui a dica é consultar as informações sobre a sua conta do Bolsa Família no aplicativo. A realização dessa consulta é importante não apenas para as pessoas que ainda não entraram no programa social, mas também para aquelas que já fazem parte da folha de pagamento.
Ao realizar a consulta, é possível que você entenda se o seu benefício foi cancelado, suspenso ou bloqueado por algum motivo. Neste caso, você terá mais tempo para resolver a situação.
- Dica 3: não clique em links
Às vésperas de receber o Bolsa Família, outra dica muito importante é não clicar em links enviados para você em aplicativos de mensagens ou redes sociais. Um simples clique pode permitir que criminosos tenham acesso à sua conta do Caixa Tem.
Recentemente, milhares de pessoas passaram por problemas nesse sentido. Logo depois que elas clicaram em um link, criminosos acabaram roubando quase todo o dinheiro pago no sistema do Bolsa Família sem que elas percebessem.
O calendário de outubro
Abaixo, você pode conferir o calendário completo de pagamentos do Bolsa Família para este mês de outubro:
- Usuários com o NIS final 1: Recebem na sexta-feira (18);
- Usuários com o NIS final 2: Recebem na segunda-feira (21);
- Usuários com o NIS final 3: Recebem na terça-feira (22);
- Usuários com o NIS final 4: Recebem na quarta-feira (23);
- Usuários com o NIS final 5: Recebem na quinta-feira (24);
- Usuários com o NIS final 6: Recebem na sexta-feira (25);
- Usuários com o NIS final 7: Recebem na segunda-feira (28);
- Usuários com o NIS final 8: Recebem na terça-feira (29);
- Usuários com o NIS final 9: Recebem na quarta-feira (30);
- Usuários com o NIS final 0: Recebem na quinta-feira (31).
É importante destacar que o governo federal decidiu antecipar os pagamentos do Bolsa Família para alguns grupos. Todas as pessoas que residem em cidades que se encontram em situação de emergência ou de calamidade pública reconhecida pelo poder executivo podem antecipar o programa.