Dividimos a série “As tendências para o empreendedorismo” em três partes. Nesta primeira parte, falaremos sobre análise dos rumos atuais do mercado, para você que deseja empreender.
Nova era
Estamos numa era dinâmica, promissora e rápida. Tudo precisa ser rápido, e o mercado tem se adaptado a tudo.
Análise Estratégica
Seguindo os princípios da matriz SWOT (strengths, weaknesses, opportunities and threats) ou, FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças), entendemos a necessidade extrair analisar os pontos fracos e fortes dos ambientes interno e externo, assim como as ameaças e oportunidades.
Olhando para essa situação atual, onde o mercado é totalmente digital, pode fazer uma análise FOFA antes de entrar no mercado empreendedor.
Mudanças do mercado
A mudança do mercado é um fator externo, e isso não é controlável. Mas o que pode ser uma ameaça, também pode se tornar uma oportunidade.
Dentro de um planejamento correto, as tendências do mercado podem te dar uma direção para empreender, e ainda, inovar mediante tamanhas mudanças que estão se fazendo presentes todos os dias.
Novos nichos
As mudanças do mercado abrem nichos para pessoas criativas e através dessas inovações, surgem novas tecnologias, que abrem novos nichos, num ciclo de crescimento tecnológico que não para de crescer.
Nas próximas partes dessa série falaremos sobre como aproveitar as mudanças de mercado a seu favor, e empreender através da inovação.