As estratégias são necessárias no empreendedorismo, considerando a volatilidade do mercado e o comportamento de compra do cliente, que não é estático.
Muitos empreendedores negligenciam a necessidade de atuar estrategicamente quando da entrada de sua marca no mercado. Ocorre que essa negligência pode resultar na obsolescência de uma marca com um grande potencial competitivo.
É comum que os empreendedores foquem na operação de sua empresa. Visto que, de forma geral, a maior parte deles conhece muito do seu fluxo operacional e dominam a atividade principal do negócio.
Todavia, tão importante quanto a operação do negócio é a administração da empresa. Sendo assim, o empreendedor que direciona sua marca no mercado, eleva as suas chances de sucesso, aumentando o seu diferencial competitivo.
Portanto, a elaboração de um plano de negócio para a empresa desde o seu surgimento, direciona o orçamento, valoriza a marca e fideliza o cliente.
No entanto, para que toda essa objetividade seja alcançada, a gestão deve ser estratégica e holística, ou seja, todas as necessidades empresariais devem ser consideradas na elaboração das estratégias, de modo que a empresa possa adequar os seus fluxos de maneira direcionada.
Para isso, é necessário fazer uso de ferramentas estratégicas adaptáveis a qualquer porte empresarial. Por exemplo, a matriz Swot e análise Pest; de modo que a empresa obtenha clareza sobre quais são os seus pontos fortes e os seus pontos fracos para que possa lidar melhor com fatores externos não controláveis.
Amparar a visão desde o surgimento da marca no mercado pode ser primordial para que a empresa cresça e fidelize o seu público organicamente.
Além disso, o investimento estratégico desde o surgimento da empresa permite que o orçamento seja a melhor gerido através de projetos que atendam a necessidade do cliente junto ao mercado, considerando a viabilidade de atuar estrategicamente ao invés de gerar ações aleatórias.
Por isso, as ações de marketing digital devem ser acompanhadas juntamente com outras ações administrativas para que o cliente seja fidelizado e a gestão da empresa ocorra amparando o seu próprio crescimento, viabilizando o seu fluxo empresarial.
Por isso, fidelizar o cliente pode ser resolutivo, porém, a fidelização requer o acompanhamento do cliente em toda a sua jornada de compra; o que envolve uma análise aprofundada da necessidade do seu público-alvo. Entretanto, o comportamento de compra do cliente não é estático e as estratégias auxiliam quanta a esse acompanhamento.