A arte medieval foi desenvolvida no período da Idade Média ao longo do século V ao XV. Está ligada à religião, tendo em vista que nesse período a Igreja detinha uma enorme influência e poder sobre os indivíduos.
Portanto, o teocentrismo se tornou a principal característica da cultura medieval. Acompanhe o artigo e saiba mais sobre o assunto.
História da Arte Medieval: Resumo
A Idade Média começou depois da queda do Império Romano do Ocidente, em 476, com a conquista de Constantinopla pelos turcos em 1453.
Ao longo da Idade Média, a maioria das pessoas eram analfabetas, sendo a leitura uma atividade praticamente destinada apenas para o clero e os nobres.
Por isso, a arte possuía cunho religioso ao longo desse período, justamente para trazer mais pessoas para a religiosidade a possuir um caráter didático.
Além disso, a sociedade era baseada no sistema feudal. Vale destacar que nessas grandes extensões de terra, a mobilidade social não existia.
Ademais, o feudalismo era um modelo estritamente rural e autossuficiente. Sua estrutura social era estamental e não havia mudança, sendo dividida da seguinte maneira:
- Rei,
- Clero,
- Nobreza e povo.
Sendo assim, a arte medieval foi criada tendo como base essa realidade, sendo desenvolvida em várias áreas, como:
- Arquitetura,
- Pintura,
- Música,
- Escultura e literatura.
Todavia, dois estilos dominaram esse período: o Estilo Românico e o Estilo Gótico.
Características da Arte na Idade Média
Veja abaixo as principais características da arte medieval.
Arte Medieval Românica
A Arte Medieval Românica como o próprio nome revela está ligada à cultura romana. O estilo românico foi criado ao longo do período denominado Alta Idade Média entre os séculos V e IX.
Na arquitetura românica, temos castelos, igrejas e mosteiros com pouca entrada de luz, sendo um local muito reservado. Além disso, as construções possuíam paredes grossas, com o objetivo de oferecer mais segurança.
Ao longo desse período, as plantas das construções eram desenvolvidas em formato de cruz e a horizontalidade da obra ficava em evidência.
Na pintura e escultura, os temas eram baseados na religião. Desse modo, as manifestações artísticas estavam presentes principalmente nas igrejas e castelos.
Arte Medieval Gótica
A arte gótica surgiu depois da arte românica, e foi criada no período conhecido como Baixa Idade Média (século X ao XV). Ademais, quando comparada a arte românica ela revelou maior leveza e abertura.
Na arquitetura gótica, por exemplo, as paredes das construções não eram grossas como as românicas.
Vale destacar que as entradas das igrejas e mosteiros eram mais abertas, com portas e janelas maiores. Eles também contavam com vitrais coloridos com temas religiosos.
Outro ponto importante da arquitetura gótica era que as construções eram muito elevadas, ou seja, quanto mais alto a construção se acreditava estar perto de Deus.
E então, gostou da arte medieval? Não deixe de ler também – Pré-história: Conheça características da arte rupestre.