O Aquífero Guarani é uma enorme reserva de água localizada no subsolo do continente América do Sul, sendo uma das maiores do planeta. Ela fica localizada no sul do continente em quatro países:
- Brasil
- Argentina
- Paraguai
- Uruguai
O Aquífero Guarani poderá aparecer em provas de vestibulares de todo país, assim como no Enem. Por isso vale a pena ficar ligado no assunto, acompanhe!
Aquífero Guarani Características e Dados
O Aquífero Guarani tem aproximadamente 1,2 milhão de quilômetros quadrados. Desse modo, ele tem capacidade para abastecer sustentavelmente cerca de 400 milhões de habitantes, possuindo uma reserva de 43 trilhões de metros cúbicos de água doce.
Sua profundidade gira em torno de 1500 metros. No Brasil o Aquífero Guarani está presente nos seguintes estados:
- São Paulo
- Minas Gerais
- Goiás
- Mato Grosso
- Mato Grosso do Sul
- Paraná
- Santa Catarina
- Rio Grande do Sul
Além disso, ele ocupa território de outros países como a Argentina, Paraguai e Uruguai.
Para os profissionais gabaritados em hidrologia, a quantidade de água doce seria capaz de abastecer a população do mundo em até cem anos.
Por isso, em uma possível escassez de água futura, o Aquífero Guarani possui extrema importância.
Ademais, o Aquífero Guarani é constituído por sedimentos arenosos e lavas de basalto. Sua formação aconteceu na Era Mesozoica. Em um aquífero, rocha e água fazem parte da mesma estrutura.
A saber, devido sua formação geológica, com rochas porosas, permite a melhor absorção, armazenamento e captação das águas oriundas das chuvas. Além disso, devido às precipitações dos rios, os aquíferos têm suas águas respostas.
Importância
Os Aquíferos possuem enorme importância ambiental, pois através deles obtém-se o equilíbrio entre as águas subterrâneas e as da superfície no planeta.
Ademais, o Aquífero Guarani tem enorme importância, tendo em vista que ele é responsável por abastecer a região que está inserido, corroborando para o desenvolvimento das regiões.
A área compreendida pelo aquífero abrange ao menos uma população de 15 milhões. Desse modo, cerca de 200 municípios brasileiros utilizam-se da água dele para abastecer o povo.
E então, você já tinha pensado em estudar o Aquífero Guarani? Esse assunto definitivamente tem importância para quem se prepara para o vestibular.
Leia ainda outro artigo bacana – Geografia: O que são as massas de ar e os principais tipos