Aquicultura: Mapa investe na internacionalização do pescado
Mapa apresenta ferramentas para expandir internacionalização do pescado, investindo em inovação na aquicultura. Saiba mais!
A Secretaria de Aquicultura e Pesca (SAP) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) apresentou nesta terça-feira (18) as ferramentas que o governo brasileiro vem adotando para ampliar a internacionalização do pescado nacional.
Aquicultura: Mapa investe na internacionalização do pescado
De acordo com informação oficial, o tema foi abordado no Fórum de Internacionalização do Pescado Brasileiro, como parte da programação da Seafood Show, que ocorre em São Paulo até quarta-feira (19).
O conjunto de ações foi apresentado às empresas do setor pela secretaria da SAP, pela diretoria do Departamento de Promoção Comercial e Investimentos da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e pela Gerência de Agronegócio da Apex-Brasil.
Sustentabilidade
Segundo destaca o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), foram apresentados dados de como a produção de pescado nacional está alinhada com a sustentabilidade.
De acordo com as informações oficiais, 27% da área oceânica classificada como Zona Econômica Exclusiva (ZEE) são protegidas por unidade de conservação, sendo a maioria categorizada como uso sustentável, enquanto a média mundial é de 1,2%.
Além disso, 63,5% das espécies brasileiras de pescado estão preservadas e não podem ser capturadas. Enquanto a atividade de pesca convive com algumas limitações naturais que impedem seu crescimento, a aquicultura está em plena expansão. A produção de tilápia no Brasil dobra a cada trimestre – em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior – e o país já é o quarto maior produtor da espécie.
Dados oficiais
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) destaca que até setembro deste ano, o Brasil já havia exportado 43 mil toneladas de pescado, enquanto no ano passado exportou 50 mil toneladas.
Há muito potencial de crescimento também para o mercado interno, considerando que hoje o consumo por habitante/ano é de 10,5 quilos. O país que mais consome é a Coreia do Sul, com 78,5 quilos por habitante/ano. A média mundial é de 20,5 quilos por habitante/ano.
Dos 233 novos mercados abertos para produtos do agro, de janeiro de 2019 a outubro de 2022, 12 foram específicos para o pescado. Esses mercados incluem peixes vivos, pescado, peixes ornamentais, pescado extrativo, farinha e óleo de pescado.
Agronegócio
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) vem trabalhando na promoção da imagem do agronegócio brasileiro no exterior por meio de participação em feiras internacionais, missões prospectivas e rodadas de negócios, entre outras estratégias.
Também participou do fórum o jornalista Ricardo Torres, editor da revista Seafood e organizador da feira. Ele apresentou a Jubart, uma plataforma que reúne dados em tempo real sobre a pesca e a aquicultura, cobrindo uma lacuna que o setor demandava. A Seafood Show ocorre no centro de eventos Pro Magno, destaca o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).