Saber apresentar um conteúdo de forma dinâmica não é a coisa mais simples do mundo, mas também não precisa ser impossível. Com treino, preparo e dedicação, torna-se viável construir um trabalho mais envolvente. Por conta disso, convidamos você para acompanhar este texto e ver as ideias que trouxemos para você saber mais sobre o assunto.
Como apresentar um conteúdo de forma dinâmica?
Apresentar um conteúdo de forma dinâmica exige dedicação, planejamento e treino. Com um bom roteiro, uma fala bem articulada e autoconfiança, as chances de sucesso se elevam.
É claro que não existe um passo a passo único e engessado para isso, afinal, se seguíssemos algo imutável, estaríamos quebrando a ideia de dinamismo, concorda? Sendo assim, considere as nossas dicas abaixo como um ponto de partida para a sua reflexão, visando encaixar na sua apresentação aquelas ideias que fizerem sentido para você. Veja:
1. Crie ganchos curiosos
Uma forma de apresentar um conteúdo de forma dinâmica é criando ganchos curiosos. Isto é, ao invés de dar todas as respostas de uma só vez, considere deixar algumas perguntas no ar. “Como isso aconteceu? Eu já explico”; “Quais as consequências dessa situação? Veremos mais tarde”; e assim por diante.
Conte algo relevante e deixe um “gap” em aberto para ser respondido mais tarde, a fim de garantir que a pessoa fique curiosa para saber do que se trata, aumentando a sua atenção a interesse – ao mesmo tempo em que a apresentação fica mais dinâmica e menos engessada.
2. Converse com o público
Conversar com o público também é importante. Muitas vezes, as pessoas querem apresentar um conteúdo de forma dinâmica, mas acabam “se esquecendo” de que há um público diante delas. Assim, apenas falam e falam, sem conversar com quem está ali. Se você quer criar um clima dinâmico, não seja essa pessoa!
Permita que as pessoas comentem as suas falas, rebata algumas colocações, e assim por diante.
3. Faça perguntas e levante reflexões
Faça perguntas e levante diversas reflexões com o seu público. Trabalhe dessa forma para que as pessoas assistam com mais atenção, afinal, elas querem saber as respostas de alguns questionamentos, certo? E na hora de refletir sobre determinados assuntos, elas podem se sentir convidadas a falar.
4. Use diversos materiais de apoio – cartaz, vídeo, música, etc.
Use materiais de apoio que “quebrem” com aquele foco total na sua fala, no sentido pejorativo de tornar o momento monótono. Por exemplo, use música, vídeo, cartazes e apresentações de slides que chamem a atenção. Assim, torna-se mais agradável e dinâmica a apresentação em si.
5. Peça para as pessoas falarem as impressões que possuem do assunto
Por fim, peça para que as pessoas falem sobre as impressões que têm sobre o assunto. Esse tipo de posicionamento pode ser solicitado no começo da apresentação, antes de você explicar o conteúdo, e depois, quando você já apresentou. Desse modo, as pessoas podem refletir sobre o que aprenderam, você pode tirar dúvidas e tornar o momento mais dinâmico.
Considere essas dicas e boa sorte na hora de apresentar um conteúdo de forma dinâmica!