Se você está procurando negócios para nichos inexplorados, uma estratégia é estudar as tendências em outros comércios. Atualmente, existem cerca de 14.000 pequenas e médias empresas que utilizam tecnologias espalhadas por 710 cidades em todo o país. Entretanto, existem muitas tendências de mercado que são inexploradas a serem descobertas. Por isso que hoje, indicaremos negócios que estão faltando no Brasil.
Estados Unidos, França e Reino Unido são apenas alguns exemplos de países onde surgiram novos nichos para atender demandas especializadas dos consumidores.
Na sequência, apresentamos uma lista de negócios inexistentes no Brasil, ou ainda pouco explorados:
O número de lojas de roupas que vendem marcas neutras em termos de gênero aumentou internacionalmente. As novas gerações estão particularmente interessadas no negócio. Até as pessoas famosas começaram a seguir a tendência.
Uma marca de lingerie inclusiva com rede de lojas físicas nos Estados Unidos, foi lançada pela cantora Rihanna em 2018: a Savage x Fenty. A intenção é acomodar uma variedade de tipos de corpo. Avaliaram a empresa em cerca de U$ 3 bilhões.
Você já considerou colocar uma horta no apartamento? Esse negócio envolve tecnologia voltada para o setor. Na França, a Prêt à Pousser é uma startup que desenvolveu cápsulas contendo sementes e adubo de vegetais e ervas.
A embalagem também inclui um dispositivo que emite a quantidade de luz adequada para as plantas crescerem em ambientes fechados e difusores de água.
Estimulam o setor pelo processo de causar conhecimentos únicos durante as férias. A Associação da Indústria de Veículos Recreativos estima que o mercado americano move em torno de U$ 114 bilhões por ano, mas o mercado brasileiro ainda está engatinhando.
O modelo já provou fazer sucesso em outras partes do mundo. Com espírito de criar ambientes mais acolhedores, a intenção é disponibilizar um personal chef para que amigos e familiares partilhem a refeição juntos.
A intenção também abrange a oferta de itens específicos, como vinhos de pequenos vinhedos, queijos artesanais e outras refeições complexas de encontrar em supermercados convencionais.
A intenção do seguro imediato, em que uma IA analisa o perfil do comprador, foi desenvolvida pela britânica Lemonade. A empresa substituiu corretores de seguros humanos por sistemas de análise de dados para reduzir a burocracia e economizar tempo.
Dessa forma, a intenção é atrair novos públicos e aumentar a inserção de seguros, tanto entre pessoas físicas quanto entre pequenas e médias empresas.
O conceito de desburocratização é útil, sendo que empresa adotou uma abordagem direta para esse problema, substituindo corretores de seguros humanos por bots e software de aprendizado de máquina em um esforço para tornar o processo de compra de cobertura de seguro instantâneo.
Em outras palavras, eles começaram a usar Inteligência Artificial.
As agências estão competindo por nichos de mercado, fornecendo serviços especializados para clientes exigentes. São variações, como voar de parapente pelos Alpes suíços seguido de jantar preparado por um chef famoso e dar voltas na pista de Ferrari.
Este negócio também começou a ficar de olho em consumidores com necessidades únicas. Por exemplo, a Travelyes se concentra exclusivamente na criação de experiências incríveis para deficientes visuais. O fundador da organização nasceu com deficiência visual e a intenção é estimular os viajantes a terem experiências multissensoriais e olhar o mundo de diferentes ângulos.
Por fim, tudo, desde os hotéis onde os turistas se hospedam até os equipamentos que utilizam nos passeios de um dia, é pensado com cuidado, criando um ambiente imersivo no qual os visitantes podem conhecer a cultura local e fazer novos amigos.
A pessoa com deficiência pode nunca ter encontrado algo parecido antes, essa intenção tem uma boa chance de sucesso porque aborda uma dor muito latente em um nicho de mercado.
A indústria de consultoria para pais e mães de primeira viagem também está crescendo no exterior. O objetivo é preparar a casa para os bebês, dando atenção especial aos móveis, tapetes, cortinas e berço.
Outra indústria em crescimento é a consultoria de moda. Neste caso, avalia-se o guarda-roupa do cliente é e feitas sugestões de roupas, calçados e acessórios que melhor se ajustem ao estilo de vida da personalidade do indivíduo.
Os negócios ainda inexplorados, ou com pouca exploração no Brasil, ainda pode ser um caminho para o crescimento, mas exige cautela. Assim, desenvolver estratégias de marketing são pilares fundamentais, além de elaborar um bom plano de negócio.