Um dos itens para decoração bastante escolhido é o tapete. Afinal, este objeto é bastante versátil. Além disso, se destacam pela discrição, pelo aconchego e requinte que trazem ao ambiente. Por isso, saiba como escolher tapete para quarto de casal
Muitas dúvidas surgem na hora de escolher um novo tapete para a sala ou quarto. Uma vez que eles vêm em uma infinidade de modelos, tamanhos, cores e estampas.
Ademais, deve sempre considerar a decoração presente no local. Sabendo disso, fiquem conosco e aprenda algumas dicas para escolher tapete para quarto de casal facilmente.
Tapete para quarto de casal: esse item passa despercebido, mas tem muita importância
Os tapetes são itens que muitas vezes não notamos e nem damos importância no ambiente. No entanto, eles podem fazer muita diferença no local. A vantagem dele está na sua grande versatilidade ao compor estilos e trazer sensações.
Eles têm muitas funções. Para quem mora em locais muito gelados, ele pode ser um bom isolante térmico do chão, permitindo que possamos pisar descalços nele, sem pegar um resfriado.
Também podem auxiliar na hora da decoração, podendo transmitir conforto, aconchego e até serem itens bem descontraídos. Enquanto, para quem mora em apartamentos, eles também servem como isolante acústico. Assim, diminuindo o barulho para quem mora embaixo.
Outro ponto favorável é que pode também delimitar locais e áreas do ambiente. Existem também os tapetes pequenos, que compõem portas de entrada, banheiros, cozinhas e passadeiras de corredor.
Entretanto, por existir tantas variedade, podemos ficar confusos quando é hora de escolher um tapete. Ainda mais para um ambiente importante como um novo quarto de casal, sem saber que modelo ou material decidir e nem que detalhes considerar.
O que você deve saber para escolher um tapete para quarto de casal
Antes de escolher um tapete para quarto de casal, veja essas dicas que te ajudarão a decidir pelo melhor modelo.
Observe seu ambiente
Antes de escolher o tapete, faça uma boa análise de seu quarto de casal. Ou seja, observe os seus objetos e itens de decoração, as cores e que estilo ele transmite no geral.
Isso irá ajudar a escolher um item que fará sentido entre os outros e que traga conforto.
Tenha cuidado com o material
O material também é algo muito importante. Uma vez que ele ficará parado no local, temos que lembrar que o item acumulará sujeira e poeira.
Isso, por sua vez, pode dificultar a limpeza do tapete. Além disso, pessoas que possuem alergia a pó devem evitar tapetes mais felpudos e difíceis de higienizar.
Portanto, considere que o tapete ficará em um local de descanso e, por isso, deve ser limpo e livre de poeira.
Opte por estampas
Que tal dar uma cara mais animada para o quarto? Se o ambiente for neutro, opte por estampas coloridas e descontraídas.
Tente combinar as cores com outros elementos do quarto para criar uma conexão incrível no local.
Aliás, apostar nos padrões geométricos ainda podem transmitir um tom de seriedade e mais requinte ao quarto.
Como posicionar um tapete para quarto de casal
Agora que você já escolheu o melhor modelo, vamos descobrir onde colocar esse tapete para quarto de casal. Inicialmente, você pode decidir por tapetes menores. Mas, se preferir, um grande tapete que cobre uma área maior do ambiente.
Tapetes pequenos
Se você escolheu tapetes pequenos, procure posicionar em cada lado da cama, de preferência que fique próximo aos pés quando for levantar.
Tente usar um trio de tapetes, um em cada lado da cama e outro à frente como uma passadeira de corredor.
Tapetes grandes
Optou por um tapete grande? Pois, alguns arquitetos e decoradores recomendam que o tapete seja posicionado abaixo da cama. Ainda, é recomendável que sobre partes dos lados e a frente do móvel. Assim, criando uma área de circulação por cima dele.
Entretanto, você pode deixar a peça por baixo de toda a cama se o modelo for maior.
Sobreposição de tapetes
A sobreposição de tapetes para quarto de casal tem ficado muito popular ultimamente.
Essa técnica consiste em combinar vários tapetes que são postos um em cima do outro. A propósito, o objetivo é delimitar as áreas do quarto, criando a sensação de setorização no ambiente.
Ao usar a técnica, procure deixar como base um tapete de textura mais simples e baixo e também mais largo. Enquanto, os tapetes sobrepostos podem ser mais felpudos e com mais detalhes.
Enfim, experimente aplicar essas dicas de como escolher tapete para quarto de casal quando for trocar o seu. Curta o artigo e compartilhe com os amigos.