Para quem deseja uma alternativa mais confortável ao envelhecer, a aposentadoria privada é uma ótima opção. Não é à toa que, nos últimos anos, vem crescendo o interesse nos serviços da Previdência Privada. Mas, como é o processo? As contribuições privadas obrigam a ter os recolhimentos do INSS? Conheça as respostas na matéria desta quinta-feira (16) do Notícias Concursos.
A aposentadoria privada é uma alternativa capaz de dar garantias de maior conforto ao longo do que se chamam de melhor idade. Assim, pode-se somar os valores de direito do INSS, tal como seria em caso de uma poupança a mais. Para tal, então, tem-se o serviço de várias empresas à disposição.
Assim, leia: Estagiário tem direito a 13º salário? Saiba mais
Aposentadoria privada é o nome que se dá aos repasses financeiros (ou saque único) de um investimento que o trabalhador faz ao longo da vida. Nesse caso, os valores se referem a um fundo de investimento com retorno futuro.
Com isso, essa aposentadoria pertence à Previdência Privada. Ela nada mais é do que uma poupança a longo prazo. Contudo, há o estabelecimento de um plano para resgate dos valores.
Assim, as empresas que trabalham com esse tipo de produto fazem um plano. Ele considera a sua idade, o salário e o tempo pelo qual ainda pretende trabalhar. Ou, ainda, quando pretende resgatar os valores.
Sim. O recolhimento de valores à Previdência Social, ou seja, ao INSS, é obrigatória a todos os trabalhadores. A ausência desse recolhimento, portanto, é ilegal. Dessa maneira, mesmo que haja a opção pela aposentadoria privada é necessário recolher para o fundo social.
Então, saiba: Vou ter que devolver o seguro-desemprego, e agora? Saiba se procede e o que fazer nesses casos
Primeiramente, é indispensável se certificar quanto à idoneidade da empresa. Para isso, pesquise sua imagem no mercado, o seu histórico e a rentabilidade do fundo. É crucial que ele supere a inflação. Em caso contrário, não é um bom negócio.
Sim. A lei garante a portabilidade de planos. Por isso, caso você esteja insatisfeito com o seu plano, pode mudar de categoria e de instituição, inclusive.
O trabalhador pode aderir à Previdência Privada e à aposentadoria privada a qualquer momento. Portanto, não existe uma data ou idade limite.
Portanto, veja: Certificado MEI: saiba como emitir o documento