Nas redes sociais, é muito comum que uma série de mensagens sobre a aposentadoria por invalidez sejam disseminadas de forma equivocada. Recentemente, uma suposta notícia dizia que quem tem diabetes, depressão ou hérnia de disco poderia conseguir a aposentadoria apenas por ter esse tipo de diagnóstico.
Diante desse cenário, o INSS se manifestou para comunicar às pessoas sobre a inverdade por trás dessa mensagem. Afinal, não há uma lista de doenças que garantem a aposentadoria, mas, sim, o beneficiário sempre deverá passar por uma perícia para que seja avaliada a situação caso a caso.
A seguir, você poderá compreender melhor esse assunto e tirar todas as suas dúvidas. Acompanhe e saiba mais!
Na realidade, a resposta para esse pergunta depende de um fator: da avaliação que é feita durante a perícia médica do INSS.
Isto é, pessoas que têm depressão podem, sim, conseguir a aposentadoria por invalidez. No entanto, isso não quer dizer que a doença, em si, seja um pré-requisito que garante a aposentadoria.
Dito de outro modo, existem pessoas com diagnóstico de depressão que ainda se sentem confortáveis e aptas para trabalhar, enquanto outras podem ter quadros mais graves que impedem a atividade laboral.
Isso nos dá pistas de que não existe uma lista de doenças que fornece a aposentadoria. O que existem são análises feitas, em cada pessoa, para verificar se ela possui ou não condições para trabalhar.
Caso o médico perceba que determinado cidadão com hérnia de disco, diabetes ou depressão não têm mais condições de trabalhar, consequentemente ele poderá conceder uma avaliação que permita, mais tarde, a aposentadoria por invalidez.
Portanto, é inverídica a ideia de que apenas o diagnóstico pode garantir a aposentadoria. Até porque, existem muitas pessoas com esses diagnósticos que continuam trabalhando em diferentes áreas, sem problemas.
Por isso, é importante sempre agendar a sua perícia e conversar com o médico para que ele avalie o seu caso.
Se você acredita que a sua condição de saúde tem impedido de trabalhar, é necessário entrar com o pedido do seu auxílio-doença e, mais tarde, aposentadoria, por meio do aplicativo do Meu INSS. Veja o passo a passo:
Depois da perícia, o médico pode avaliar que você esteja inapto para trabalhar temporariamente, o que dará o auxílio-doença a você, ou permanentemente, que resultará na aposentadoria por invalidez.