Economia

Aposentadoria por idade: com quantos anos isso acontece mesmo? Entenda

Uma das perguntas mais frequentes para as pessoas que vão envelhecendo é como podem proceder com relação à aposentadoria por idade. É exatamente isso que o Notícias Concursos discutirá na matéria desta segunda (25), explicando os principais direitos dessa parcela da população. Confira!

Como é a aposentadoria por idade

Muitas pessoas acham que é errado a idade ser um dos requisitos para se receber benefícios da Previdência Social. Contudo, a aposentadoria por idade sempre existiu e existirá, apesar de ter passado por modificações após a Reforma da Previdência.

As regras de transição com a idade como um dos requisitos são as seguintes para os homens:

  • 35 anos de contribuição;
  • 62 anos em 2021.

A regra é de 61 anos + 6 meses por ano, a partir de 2020, até atingir os 65 anos.

As regras de transição com a idade como um dos requisitos são as seguintes para as mulheres:

  • 30 anos de contribuição;
  • 57 anos em 2021.

A regra é 56 anos + 6 meses por ano, a partir de 2020, até chegar aos 62 anos.

Para quem começou a trabalhar após a reforma ser implementada (13/11/2019) é criada uma espécie de aposentadoria planejada, que é também uma aposentadoria por idade.

Assim, os requisitos para homens são:

  • 20 anos de contribuição;
  • 65 anos de idade.

Ademais, os requisitos para as mulheres são:

  • 15 anos de contribuição;
  • 62 anos de idade.

Em outras palavras, de acordo com a nova regulamentação, tanto homens quanto mulheres devem ter mais de 60 anos. Conquanto, planejar a aposentadoria será péssimo para o trabalhador brasileiro. Isso porque mesmo que o cidadão se insira no mercado de trabalho muito cedo e tenha um bom período de contribuição, deve esperar até os 65 ou 62 anos.

Importância da contribuição regular para a Previdência

Aposentadoria por idade: com quantos anos isso acontece mesmo? Entenda – Foto: Canva Pro

Independentemente da idade, é preciso ter um tempo mínimo de contribuição para com o INSS, lembre-se sempre disso. Do contrário, imagine: se uma pessoa de 65 anos tem 1 ano de contribuições, ela poderia se aposentar. Não é estranho?

Nesse sentido, vale a pena ter um sistema de pagamento que exija também outros requisitos, como este. Ou seja, o segurado paga “parcelas mensais” para ter direito às aposentadorias futuras.

Obviamente, é muito injusto pagar benefícios a quem pouco contribui para a Previdência Social. Portanto, chegar a uma certa idade, seja 55, 60 ou 65, não tem sentido se você não atender aos outros requisitos de sua vida na aposentadoria por idade.