A cada dia cresce o número de brasileiros que buscam tratamentos estéticos e dermatológicos, visando uma melhor aparência.
O rejuvenescimento facial é, sem dúvidas, uma das maiores preocupações desses homens e mulheres, que já sentem os sinais do tempo na pele.
Realizar uma avaliação dermatológica pode ser a melhor solução para adotar as estratégias adequadas, na hora de reparar a ação dos anos na cútis, entretanto, outra novidade tecnológica vem complementando esses cuidados, como é o caso do aplicativo SkinConsultAI.
Lançado pela Vichy, o SkinConsultAI é um app que analisa e identifica sinais na pele do rosto. Contando com um algoritmo que contém informações de aproximadamente 20 mil peles diferentes, ele mapeia as rugas e sinais de expressão da pele em menos de um minuto.
Para garantir o diagnóstico, o aplicativo usa da Inteligência Artificial (AI) para calcular a matiz da pele, através de uma selfie, pontuando os sinais de envelhecimento de 0 a 5.
Validado por dermatologistas, o SkinConsultAI pode classificar a gravidade de mais de 20 sinais do envelhecimento cutâneo, além de oferecer para cada um desses sinais, uma solução de cuidados.
O app também reconhece os pontos positivos da face, que podem ser melhorados, através de recomendações assinadas pelas dermatologistas brasileiras Thathiana Hadlish e Betina Stefanello.
Ainda de acordo com a Vichy, esta inovação tecnológica tem como objetivo incentivar os consumidores a frequentar cada vez mais os consultórios de dermatologistas, a fim de garantir mais saúde e melhora da aparência cutânea.
Outros cuidados essenciais para garantir o rejuvenescimento facial
O aplicativo SkinConsultAI pode até trazer soluções estratégicas e indicações eficientes de produtos dermatológicos, de acordo com o diagnóstico realizado, entretanto, vale destacar, que algumas medidas simples, também auxiliam na conquista do rejuvenescimento facial.
Segundo especialistas, os cuidados devem ser redobrados a partir dos 30 anos de idade e incluem:
- Uso de protetor solar com no mínimo FPS 30
- Higienização duas vezes ao dia com sabonete específico para a pele
- Limpeza profunda dos poros (tratamento com esteticista) pelo menos uma vez ao mês
- Hidratação diária com soluções que concentrem vitamina C
Dependendo do grau de sinais de velhice na pele, também pode ser recomendado o uso de ácidos retinóicos, entretanto, esses produtos demandam de maiores cuidados com a proteção solar, visto que podem queimar a pele.
Também já é sabido, que a alimentação e hidratação são fatores essenciais para manter a qualidade do tecido cutâneo, por isso, nada melhor do investir em alimentos naturais, ricos em nutrientes que beneficiam as células e tecidos da pele.
Legumes e vegetais como couve, abobora e batata doce podem nutrir o organismo, e logo, a pele com enzimas alfa-hidroxiácidos, que restauram o PH da cútis, além de vitaminas A, B6, C e K, com excelentes propriedades antioxidantes e detoxificantes.
Já em relação à hidratação, o ideal é manter sempre uma garrafinha de água mineral por perto, visto que a sensação de sede, já é dada como um sinal de desidratação do organismo. A água ajuda a melhorar a circulação sanguínea e a absorção das vitaminas hidrossolúveis (vitaminas C e B), além de eliminar toxinas que prejudicam a saúde e qualidade da pele.