A onde, aonde ou onde, certo ou errado? Saiba aqui!
Olá, temos aqui mais um caso de vício de linguagem, pois no dia-a-dia não prestamos atenção nas diferenças dos termos. Por isso, acabamos falando: “Aonde está?” É errado falar assim? Bom, a rigor esta forma não atende ao uso formal da linguagem. Portanto, seu emprego em uma redação não seria adequado. Já veremos caso a caso, mas antes de mais nada, “a onde” não existe, tudo bem? É sempre junto. Sigamos!
Aonde
Aonde, assim como onde, é um advérbio de lugar, porém ele é utilizado quando associado a movimento. Basta se atentar para a oração e definir se os verbos ali empregados têm um sentido de deslocamento, como é o caso do verbo “ir”.
Ex.: Aonde você quer ir?
Aonde, portanto, apresenta a ideia de “um lugar para outro”. Tem, assim, como acepção tais definições: “ao lugar que” (em que direção); “para o lugar que” (para que direção); “para qual lugar”.
Onde
Onde também é advérbio de lugar, no entanto, tem como significado a localidade de algo e não o movimento de um lugar para outro. Tem sentido, portanto, de “em que lugar”, “em qual lugar” (indagando ou especializando), como substituto de localidade e etc.
Ex.: Onde está minha chave?
Ou
Ex.: Na gaveta, onde deixei o dinheiro.
Observação:
Não confundir a conjunção “no qual”, de significado “em que”, com o substituto locativo “onde”. Este está sempre associado a um lugar, distingue-se, dessa forma, de “no qual”.
Como podemos observar há uma diferença sutil entre os dois termos, embora sejam ambos advérbios. Dessa maneira, na hora da redação, dominar essas minúcias pode ser o diferencial em relação ao concorrente, o qual não procurou onde encontrar as respostas para essas dúvidas da qual falamos aqui. Aonde ele vai passar, nós não saberemos.
Bom, por enquanto é só, espero que tenha ficado claro e bons estudos!