A denominada “história antiga” é composta por uma série de eventos, sociedades e, sobretudo, civilizações de extrema importância. Dentre essas últimas, podemos destacar aquelas da Antiguidade Oriental e da Grécia e Roma Antiga (que compõem a Antiguidade Clássica).
Todos nós sabemos que esses assuntos são muito abordados por questões de história geral dentro dos principais vestibulares do país.
Assim, para que você se prepare melhor, o artigo de hoje vai analisar duas questões complexas de vestibulares sobre a Antiguidade Oriental e a Antiguidade Clássica. Confira!
(UEPG – 2018) Forma de relação de trabalho existente desde a antiguidade, o regime de escravidão foi utilizado de diferentes maneiras ao longo da história. A respeito desse tema, assinale o que for correto:
A questão aborda uma série de temas da história antiga. As alternativas 01, 02, 04 e 16 estão corretas.
A alternativa 08, porém, está equivocada. Isso porque, a prática da escravidão existe desde os primórdios da civilização egípcia, não se comportando como uma prática tardia.
(UEFS- 2018) Uma opinião aceita amplamente é a de que os gregos receberam o alfabeto dos povos fenícios. O nosso próprio alfabeto é derivado do alfabeto grego. Os intermediários foram os etruscos, cuja escrita foi transmitida aos romanos.
O excerto explicita a existência de:
Análise:
A questão do vestibular da UEFS aborda importantes aspectos de povos variados da Antiguidade, tanto a Oriental como a Clássica.
A alternativa correta é a D, uma vez que o texto trazido pela questão aborda as interações realizadas entre diversos povos que habitaram na região do Mar Mediterrâneo, como os gregos, romanos, fenícios, etruscos e os babilônicos.
Essas trocas, que ocorreram de uma série de maneiras diferentes, originaram uma grande mistura linguística, o que explicaria a relação entre os alfabetos dos povos mencionados.
Dica: quando os fenícios forem mencionados em uma questão, procure alternativas que abordem a relação dos mesmos com o mar. Isso porque, a principal atividade realizada por esse povo era o comércio marítimo.