O Governo Federal anunciou, no último dia 17, que o calendário de pagamentos do 13º salário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) será novamente antecipado. Segundo o cronograma, os repasses começam no dia 25 de abril.
Na ocasião, o benefício atenderá todos os segurados da autarquia que recebem aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão. No entanto, o 13º não é pago aos cidadãos que ganham o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
As parcelas serão distribuídas junto ao benefício de cada mês, de abril e maio respectivamente. No total, cerca de R$ 56,7 bilhões serão injetados na economia brasileiras com a antecipação do 13º salário.
A primeira e segunda parcela correspondem a 50% do salário recebido pelo segurado. Porém, caso seja declarante do Imposto de Renda, o pagamento da segunda parcela pode vir defasado devido ao desconto realizado pela Receita Federal.
Com relação ao pagamento do benefício, ocorre em dois calendários conforme o número de parcelas. Além disso, o cronograma do INSS é dividido entre o grupo de segurados que recebe um salário mínimo e os que ganham mais que o piso.
Primeira parcela:
Segunda parcela:
Primeira parcela:
Segunda parcela: