Ansiedade no ambiente de trabalho: Como lidar?

Ansiedade no ambiente de trabalho: Como lidar?

Lidar com a ansiedade no ambiente de trabalho é desafiador para muita gente. O medo do que pode vir acontecer, a angústia de achar que “tudo vai dar errado”, entre outros pensamentos negativos, são pontos que podem minar a qualidade de vida no ambiente laboral. Por isso, trouxemos algumas dicas e reflexões que você pode levar em conta na hora de analisar a situação. Vejamos no decorrer deste texto.

Como lidar com a ansiedade no ambiente de trabalho?

Cada caso é único e deve ser avaliado como tal, e isso nós devemos ter em mente antes de buscarmos qualquer tipo de “receita” para “acabar com a ansiedade”. Afinal, só você sabe quais são os gatilhos e situações que o deixam ansioso ao longo do dia. Sendo assim, não há possibilidade de passarmos métodos infalíveis, e quem promete métodos infalíveis, nesse tipo de caso, está sendo desonesto.

Desse modo, sugerimos que você considere as dicas abaixo como sugestões. Procure avaliar o que faz sentido na sua rotina e veja o que pode funcionar para você:

1. Faça pausas ao longo do trabalho

As pausas podem nos ajudar a nos afastarmos dos gatilhos excessivos de ansiedade. Além do mais, as pausas ajudam na hora de descansarmos a mente e nos sentirmos prontos para novas atividades. Quando trabalhamos ininterruptamente, podemos sobrecarregar o cérebro e tornar as atividades mais difíceis de serem executadas, resultando, inclusive, no aparecimento de sintomas de ansiedade.

Será que você está fazendo boas pausas ao longo do dia? Tem dado um tempo para a sua mente se acalmar, de vez em quando, em meio à rotina corrida? Pense nisso.

2. Crie etapas para cada atividade e foque em uma de cada vez

As suas atividades diárias têm provocado crises de ansiedade no ambiente de trabalho? Então, considere a possibilidade de quebrá-las em etapas ainda menores, para focar em um pequeno passo de cada vez.

Tente trazer a atenção para o que está sendo feito neste exato momento, diminuindo aqueles pensamentos que dizem que temos “muita coisa para fazer” ou “que não daremos conta”.

3. Converse com alguém que você confia

Se a ansiedade no ambiente de trabalho estiver muito intensa, cogite a possibilidade de dialogar sobre a situação com uma pessoa que você confia. Colocar as angústias em palavras pode ser uma forma de diminuirmos aquela sensação de “aperto” que fica dentro de nós quando estamos ansiosos. Além disso, a fala é terapêutica e pode nos ajudar a entender melhor o que está acontecendo, encontrando alternativas para lidar com os problemas.

4. Procure psicoterapia

Por fim, lembre-se de que determinados casos de ansiedade no ambiente de trabalho precisam de acompanhamento psicológico. Por isso, buscar atendimento via psicoterapia é uma maneira de entender os motivos pelos quais as crises vêm acontecendo e de quais formas você pode lidar com elas.

Na psicoterapia você receberá escuta e acolhimento, e terá chances de desenvolver sua inteligência emocional e resiliência frente aos desafios da vida. Considere essa possibilidade!

Esperamos que você fique bem!

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