O anarquismo é um sistema político e ideológico que surgiu na passagem do século XVIII para o XIX. A ideologia defende a ausência de qualquer tipo de Estado.
O tema é abordado por diversas questões nos vestibulares e no ENEM, especialmente dentro daquelas de história, geografia e atualidades.
Dessa forma, é essencial que você domine as principais características do anarquismo para responder questões sobre o tópico sem maiores problemas.
O anarquismo é um sistema que foi formulado pelo francês Pierre-Joseph Proudhon e pelo inglês William Godwin. A ideologia seria amplamente divulgada por Mikhail Bakunin.
A principal característica desse sistema político e ideológico é a inexistência de qualquer tipo de Estado. Ainda, os seus partidários defendem a eliminação total do sistema capitalista.
É válido destacar que o anarquismo não prega a ausência de regras, mas sim que cada pessoa se torne suficientemente consciente para agir da maneira correta mesmo sem um governante definido.
Os primórdios dos ideais do sistema anarquista podem ser encontrados nos escritos de Pierre-Joseph Proudhon e de William Godwin, no início do século XIX. Os dois pensadores criticavam a intervenção do Estado nas organizações políticas e sociais, afirmando que ele seria somente uma instituição opressora e que restringiria a liberdade individual de cada membro da comunidade. Ainda, os dois teóricos defendiam a eliminação do capitalismo e, consequentemente, das classes sociais e da propriedade privada.
É válido destacar que o anarquismo surge como uma crítica ferrenha ao capitalismo. Isso porque, no século XIX ocorria a consolidação da Primeira Revolução Industrial em alguns países e o início da Segunda Revolução Industrial em outras. Nesse contexto, o capitalismo também se expandia e, com ele, a desigualdade social e as péssimas condições em que trabalhavam os operários.
Posteriormente, a ideologia se expandiria através dos escritos de Mikhail Bakunin, que defendia a organização de uma revolução que pudesse derrubar o Estado e o capitalismo.
Como mencionado, entre as principais características do anarquismo podemos citar a ausência de Estado, a eliminação do sistema capitalista e a inexistência da propriedade privada.
Ainda, a ideologia defende também a propriedade coletiva, a liberdade individual, a educação libertária, a autonomia social, a autogestão da política e a igualdade entre os indivíduos.
Entre os principais idealizadores e pensadores do anarquismo, podemos citar: