Análise de questão de vestibular: o Golpe da Maioridade - Notícias Concursos

Análise de questão de vestibular: o Golpe da Maioridade

Confira!

O Golpe da Maioridade: resolução comentada de questão de vestibular

O termo “Golpe da Maioridade” é usado para denominar o movimento político que permitiu a coroação de D. Pedro II como imperador do Brasil com 13 anos de idade.

O tema é cobrado com muita frequência em questões de história do Brasil, principalmente dentro dos vestibulares.

Dessa maneira, para que você consiga se preparar da melhor forma possível, o artigo de hoje trouxe a análise de uma questão de vestibular sobre a Golpe da Maioridade. Vamos conferir!

O Golpe da Maioridade: análise de questão de vestibular

(UMC). O Golpe da Maioridade, datado de julho de 1840 e que elevou D. Pedro II a imperador do Brasil, foi justificado como sendo:

a) uma estratégia para manter a unidade nacional, abalada pelas sucessivas rebeliões provinciais;
b) o único caminho para que o país alcançasse novo patamar de desenvolvimento econômico e social;
c) a melhor saída para impedir que o Partido Liberal dominasse a política nacional;
d) a forma mais viável para o governo aceitar a proclamação da República e a abolição da escravidão;
e) uma estratégia para impedir a instalação de um governo ditatorial e simpatizante do socialismo utópico.

Análise:

A resposta correta para a questão do vestibular da UMC, Universidade de Mogi das Cruzes, é a alternativa A.

O candidato precisaria refletir sobre a justificativa dada ao Golpe da Maioridade para responder a questão. Devemos nos lembrar de que o movimento foi pensado com o objetivo principal de estabilizar o Brasil e abafar as rebeliões que aconteciam naquela época. Também conhecido como Declaração da Maioridade, o Golpe garantiu à D. Pedro II a posse do trono brasileiro, em 23 de julho de 1840.

É válido ressaltar também que o Período Regencial, que antecede o Golpe da Maioridade, foi caracterizado por constantes rebeliões e uma grande insatisfação popular. Assim, o Golpe foi pensado como uma alternativa ao cenário da regência.

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