Após a criação de uma única companhia, resultado da combinação operacional de Lojas Americanas e B2W Digital, a Americanas S.A. reforça sua estratégia logística com o lançamento da Americanas Entrega, marca que passa a reunir 25 CDs, mais de 200 hubs e um portfólio completo de serviços de logística e distribuição.
A logística é um dos pilares da estratégia de multicanalidade da companhia, que registrou crescimento de 27% nas vendas em lojas físicas e 20% no digital no primeiro trimestre de 2022. Com estoques de suas marcas unificados e uma base única de lojas atuando como hubs de distribuição aliados à inteligência artificial no processo de entrega, a Americanas S.A. evoluiu para o patamar de 35% de entregas em até três horas (vs 14,3% no 1T21) e cerca de 60% do volume em 24 horas.
LEIA MAIS: Americanas inaugura primeira loja sem atendentes nem caixas do Galeão
Entre março de 2021 e março deste ano, a Americanas S.A. totalizou mais de 431 milhões de transações em suas plataformas. Dentre os fatores que contribuíram para este forte resultado estão o sortimento diversificado de 136 milhões de itens, mais de 132 mil empresas que vendem pela plataforma de marketplace da marca (chamados de sellers), uma base ativa de 52 milhões de clientes ativos e a presença física em todo o Brasil, com mais de 3,5 mil lojas e franquias.
O novo serviço também passou por uma renovação nos modelos de entrega. No portfólio, estão diferentes serviços para clientes, empresas e sellers com foco na redução de prazos e custos de entrega. São eles:
Essa nova estratégia da empresa quer atender uma nova demanda que surgiu com a mudança nos hábitos de consumo. Com o crescimento do e-commerce, os novos perfis de cliente buscam mais conveniência e entrega ainda mais rápida – em horas ou até minutos.
A Americanas S.A. decidiu direcionar esforços e investimentos para o desenvolvimento de soluções que otimizam fluxos e processos, como inteligência artificial, análise de dados e reconhecimento facial na operação.
Algumas dessas soluções já foram implementadas em lojas físicas nas capitais do Rio de Janeiro e Minas Gerais para o recálculo de rotas e a redução do tempo de entrega no fluxo O2O (online to offline). O resultado foi a redução para menos de 1% da taxa de tolerância de erro na entrega ao cliente, garantindo um processo muito mais assertivo.
Com o Americanas Entrega, a varejista também pretende expandir sua malha logística com a inauguração de mais dois centros de distribuição, um no estado do Pará e outro na Bahia. Com as novas estruturas, previstas para o segundo semestre, a Americanas S.A. somará mais de 1 milhão de m² de área de armazenagem próprias em todo o Brasil. Os novos CDs terão capacidade para atender mais de 300 lojas nas regiões norte e nordeste do País.
Ainda há os planos de expandir o Americanas na Favela, programa que inclui essas áreas na sua distribuição com parcerias locais e já entregou mais de 615 mil pacotes em sete comunidades de São Paulo e do Rio de Janeiro.