Criar um ambiente de trabalho positivo pode ser mais fácil do que parece. Com ele é possível atingir um dia a dia mais agradável e construtivo, onde todos se desenvolvem e estão em busca de um objetivo maior, em conjunto.
Para isso, pequenas atitudes precisam ser tomadas a partir de hoje. No decorrer deste conteúdo nós vamos lhe mostrar cada uma delas. Acompanhe e descubra.
Para desenvolver um ambiente de trabalho positivo, é preciso ter em mente que você está convivendo com outras pessoas, que possuem pensamentos diferentes dos seus. Quando você tiver isso claro, perceberá que os relacionamentos profissionais serão mais leves e agradáveis.
Além disso, você pode melhorar a convivência no trabalho com as dicas a seguir:
Muitas vezes, ao longo do dia, os pensamentos negativos podem aparecer de forma involuntária. Quando nos damos conta, já estamos “resmungando” ou reclamando de algo que sequer merecia a nossa atenção.
Comece, portanto, a prestar mais atenção nos seus pensamentos, analisando o que realmente é construtivo e faz sentido, e o que apenas torna o ambiente de trabalho tóxico.
Aos poucos você cria uma habilidade de filtrar os pensamentos, focando no que realmente é satisfatório e grandioso para você, fugindo assim do “rancor”, da raiva e da culpabilização posta sobre outras pessoas.
Ao delegar uma função, elogie o seu colega de equipe e demonstre a sua confiança para com ele para aquela tarefa. Acredite, essa pequena atitude fortalece ainda mais o relacionamento entre vocês e faz com que a outra pessoa se sinta mais motivada e incluída no time. E isso, no longo prazo, torna o ambiente de trabalho mais positivo e saudável.
Muitas vezes agimos no piloto automático, especialmente no trabalho. Porém, essa atitude pode nos fadar ao fracasso, uma vez que não pensamos em novas alternativas e maneiras inteligentes de agir.
Por isso, comece a praticar a flexibilidade e antes de tomar uma decisão impensada, pondere sobre os resultados e as consequência da sua ação.
Essa é uma das formas mais eficientes de se ter um ambiente de trabalho positivo, pois assim você baseia a sua rotina em uma organização saudável e estruturada.
Portanto, procure ter as metas traçadas com clareza e estabeleça prazos consistentes para as suas obrigações.
A gentileza e a empatia devem fazer parte da sua rotina a partir de hoje. São estas atitudes que farão com que as pessoas percebam as suas qualidades e gostem de ficar perto de você. Além disso, certamente você já ouviu aquele ditado que diz que “gentileza gera gentileza”, não é mesmo?
Então, nada melhor do que criar uma rotina estruturada e saudável, baseada em uma convivência positiva entre as pessoas.
Para fechar a nossa lista, considere as fofocas como fora de cogitação se você realmente quiser criar um ambiente de trabalho positivo.
Ao falar mal de um colega, você quebra a confiança do que está lhe ouvindo, além de criar uma imagem muito negativa sobre a sua pessoa. Por isso, prefira manter-se em silêncio quando questionarem você sobre alguém, ou fizerem comentários pejorativos sobre um colega.