O planejamento financeiro pessoal e seus hábitos de rotina
Para que possa realizar um planejamento financeiro pessoal é importante que se atente a alguns pontos importantes no que tange aos seus hábitos.
Por isso, esse pode ser um desafio para muitas pessoas, principalmente para os endividados. No entanto, algumas simples mudanças podem direcionar o seu planejamento com assertividade.
Separe seus custos fixos e variáveis
Muitas pessoas não possuem clareza sobre seus ganhos e gastos. Sendo assim, por muitas vezes, já estão devendo o dinheiro que ainda nem receberam. O único modo de quebrar esse fluxo é se orientando quando a sua real situação.
Dessa forma, fica difícil realizar um planejamento financeiro. Sendo assim, a primeira coisa que você deve fazer é separar os seus ganhos e seus gastos.
Poupança e reserva de emergência
Muitas pessoas não possuem uma reserva de emergência e essa é uma necessidade. Sendo assim, tente elaborar um planejamento para direcionar uma reserva de emergência. Em um primeiro momento, coloque o seu foco no hábito de guardar dinheiro na poupança, posteriormente, direcione valores fixos.
Anote as entradas e saídas financeiras
Coloque em uma planilha, app de gastos pessoais ou em uma agenda, o que preferir, a sua renda e o que você precisa gastar, impreterivelmente.
Cartão de crédito sem anuidade pode ser um início para trocas inteligentes
Pode parecer pouco, mas trocar seus cartões tarifados por um cartão de crédito sem anuidade é um bom começo para diminuir seus gastos variáveis.
Além disso, essa troca pode te ajudar a controlar os seus gastos mensais. Bem como, pode ser interessante trocar a sua conta bancária tradicional por uma conta fintech.
Seu hábito financeiro é um direcionamento para seu futuro
O planejamento financeiro traz para você um mapeamento da sua situação financeira atual. No entanto, é importante que se atente ao fato de que seu hábito financeiro direciona o seu futuro.
Sendo assim, direcione um valor, ainda que seja baixo, todos os meses para que alimente o hábito de guardar dinheiro. Bem como, foque em observar seus excessos de consumo.
Observe seus hábitos atuais e faça alterações
Ainda que seja aos poucos, poderá criar novos hábitos de vida. Assim sendo, poderá aumentar o valor conforme as suas finanças melhorarem.
Certamente, com novos hábitos financeiros seus objetivos se tornam mais possíveis, os impulsos de compra se tornam controláveis e você se torna uma pessoa mais equilibrada para lidar com suas demandas atuais e imediatas.