Quando uma pessoa apresenta alterações de humor constantemente, logo a suspeita por algum transtorno mental surgi, levando a investigação de doenças como bipolaridade, depressão ou ansiedade.
Apesar da alteração de humor ser sim, um sintoma desses transtornos, ela também pode ser uma consequência de uma desordem fisiológica, o desequilíbrio hormonal.
Este fato é bastante preterido, visto que a maioria das pessoas associam os problemas hormonais apenas com o surgimento de acne, pelos, fertilidade, entre outras questões sexuais, entretanto, este desequilíbrio também interfere em outros sistemas do organismo e funções do corpo.
O público mais afetado com a falta de equilíbrio hormonal é o feminino, que acaba sofrendo com alterações no humor, energia, sono, metabolismo, comportamento social e sistema imunológico, além é claro, de apresentar transformações na aparência física, que interferem na autoestima e qualidade de vida.
Antes de surgirem as doenças ocasionadas pela disfunção dos hormônios, alguns sinais, considerados um tanto quanto incômodos podem indicar que está na hora de buscar uma avaliação médica, a fim de realizar a dosagem hormonal. Entre eles, os mais comuns são:
Além de ficar atento a esses sintomas, é essencial buscar auxílio médico, a fim de realizar a dosagem hormonal e estabilizar qualquer alteração.
Também é extremamente importante investir em uma alimentação equilibrada e funcional, focada no equilíbrio dos hormônios, já que existem alimentos que agem como estabilizadores naturais.
As alterações de hormônios podem ocasionar doenças como diabetes, hipotireoidismo, síndrome dos ovários policísticos, infertilidade, entre muitas outras, portanto, cuidar desta área da saúde é primordial.
Leia também: Dosagem de hormônios e medicação androgênica são estratégias para controlar acne na TPM