Alta Idade Média: tudo o que você precisa saber
A Alta Idade Média é o período que começa com a queda do Império Romano e vai até meados do século XII. Ela também é o período que antecede a Baixa Idade Média.
Dessa forma, é crucial que você entenda as principais características desse assunto para garantir um bom desempenho nas questões de História, já que esse tópico aparece muito em provas, principalmente na do ENEM, e também funciona como base para que você possa entender os demais assuntos da História Geral.
A Alta Idade Média: Introdução
A Alta Idade Média é o período que compreende o século V, com a queda do Império Romano, até o século XI, com o enfraquecimento do feudalismo.
A Alta Idade Média: Contexto histórico
Com início no século V, a Alta Idade Média surge com a crise econômica do Império Romano do Ocidente, colocando a vida agrária como centro econômico. O momento foi propício para a invasão dos povos bárbaros, principalmente os germânicos.
Com isso novos reinos independentes foram formados dentro do Império Romano: vândalos (norte da África), ostrogodos (Península Itálica), anglo-saxões (Inglaterra), visigodos (Península Ibérica) e francos (França).
O reino mais poderoso da época era o dos francos, com Carlos Magno como rei mais importante da dinastia Carolíngia e sendo coroado imperador pelo Papa Leão III, no dia 25 de dezembro de 800.
A Alta Idade Média e o Feudalismo
A economia desse período foi marcada pelo feudalismo, estrutura com base na posse de terras e na vida rural.
A sociedade era baseada em senhores e servos, sendo o segundo grupo subordinado do primeiro e vivendo presos à terra, com obrigações em impostos e serviços.
A Alta Idade Média e a Igreja
A Igreja Medieval era parte fundamental da vida da época. Era ela quem determinava todos os atos do cotidiano dos homens medievais.
Foi nesse período que surgiu a vida monástica, as ordens religiosas e a ideia de que a graça divina só poderia ser alcançada por intermédio da Igreja e através dos sacramentos.
O fim da Alta Idade Média
A Alta Idade Média conheceu o início de seu declínio com as mudanças na economia feudal, a partir do século XI. Com a vida na cidade se tornando o centro econômico e o comércio ganhando espaço, a vida rural e o feudalismo foram se tornando ultrapassados e teve início o período da Baixa Idade Média.