Existem ótimos alimentos para prisão de ventre que têm por objetivo melhorar o trânsito intestinal e promover uma diminuição na sensação de inchaço na barriga.
E o melhor de tudo é que estes alimentos são baratos, fáceis de preparar/consumir e ainda são super saborosos.
Quer conhecer cada um deles? Então acompanhe o nosso texto de hoje.
Veja quais são os alimentos para prisão de ventre
Abaixo listamos os alimentos para prisão de ventre que você pode consumir a partir de hoje:
1- Aveia
A aveia é um ingrediente super versátil e saboroso. Você pode encontrá-la em versões média e em farinha, por exemplo, o que abre um leque de possibilidades para você pôr a mão na massa e fazer preparos incríveis.
As fibras insolúveis da aveia é que são responsáveis pela melhora no trânsito intestinal, garantindo um funcionamento mais equilibrado do seu intestino.
2- Frutas com casca
É na casca das frutas que encontramos a maior parte das fibras insolúveis das mesmas. Por conta disso, consumir a maçã com casca, uva e demais frutas que propiciem este tipo de consumo, é uma maneira eficiente de diminuir a constipação intestinal.
3- Todos os tipos de feijão
Não importa qual é o seu tipo de feijão favorito, saiba que todos eles têm um papel fundamental na saúde do seu intestino e você pode consumi-los para ter uma dieta mais balanceada e saudável.
Entretanto, cuidado com os excessos! Quem nunca se sentiu um pouquinho inchado depois de comer feijão, não é mesmo?
Por isso o consumo deve ser equilibrado, a fim de evitar efeitos colaterais que tornem tudo ainda mais desconfortável.
4- Sementes
As sementes são nossas aliadas no mantimento da saúde física de uma maneira sem igual. É com elas que conseguimos melhorar a saúde do nosso intestino, além de nutrir o nosso corpo de diferentes maneiras.
E o melhor de tudo é que é super fácil incluir as sementes no seu dia a dia! Pois basta você acrescentá-las em saladas, sucos, no arroz, ou em farofas e você já terá um “prato cheio”.
Alguns exemplos de sementes que podem ser usadas: linhaça, chia e gergelim.
O que evitar para não ter prisão de ventre?
É sempre importante pensarmos não só nos alimentos para prisão de ventre, como também naqueles que podem estar causando o problema.
De maneira geral (quando a constipação não está associada à uma doença de fato), a prisão de ventre pode estar dando sinais sobre a sua rotina alimentar.
Isso porque consumir açúcar em excesso, ou alimentos processados demais e industrializados, podem provocar uma diminuição no funcionamento saudável do seu intestino.
Além disso, a falta de prática de exercícios também é responsável por causar este tipo de problema. Por conta destes fatores, tente sempre manter uma rotina de consumo de bons alimentos associadas com uma vida ativa e hábitos saudáveis.
E assim, se o problema da prisão de ventre ainda persistir, a busca por auxílio médico deverá acontecer, combinado? 😉
Veja mais: Os benefícios do café para a sua saúde – Conheça quais são.