A ocitocina é um neurotransmissor natural produzido pelo hipotálamo no cérebro. Esta substância é expelida pelo organismo em situações como o sexo, parto e a amamentação, por isso, vem sendo denominada pela comunidade médica como “hormônio do amor”.
Entre as funções da ocitocina está o estímulo da sensação de bem estar e prazer.
Relações amorosas e de sociabilidade também aumentam os níveis desse neurotransmissor, entretanto, existem até alimentos capazes de contribuir para a produção desta substância.
Leia também: Alimentos com propriedades antiansiedade
Alimentos que aumentam o hormônio do amor no organismo
Alimentos ricos em vitamina C, magnésio, vitamina D e taurina são excelentes estimulantes de ocitocina. Além disso, também ajudam na liberação de outros hormônios como a serotonina, que garante a sensação de felicidade e bom humor.
Oleaginosos e frutos do mar são grandes exemplos de alimentos responsáveis por aumentar o hormônio do amor no organismo, inclusive, garantem outros benefícios essenciais para manter a saúde física e mental.
Alimentos oleaginosos
Dentre os benefícios dos alimentos oleaginosos está a produção da ocitocina, que garante prazer e bem estar, mas além dela, outras vantagens são associadas a esse tipo de alimento.
Os oleaginosos são fontes de vitaminas E, complexo B, zinco, potássio, manganês, ferro, cobre e selênio, gorduras insaturadas, proteínas, fibras e antioxidantes.
Além de todos esses nutrientes o sabor é considerado bem agradável para o consumo, que pode ser feito de forma integral, como também, em versões processadas como farinhas, leites e pastas.
Ingerir um punhado por dia destes oleaginosos destacados abaixo pode render mais bem estar e muita saúde:
- Nozes
- Castanhas
- Avelã
- Amendoim
- Amêndoa
Frutos do mar
Outra fonte de ocitocina, que pode ser encontrada na alimentação vem do mar.
Os frutos do mar já são conhecidos por melhorar memória, a concentração, além de prevenir doenças cardiovasculares e a inflamação corporal, porém, o que pouca gente sabe é que consumir regularmente estes alimentos garante mais qualidade na saúde mental.
O prazer de comer os frutos do mar não está associado somente ao momento da degustação. Os benefícios de bem estar podem ser aproveitados por um bom tempo, já que a ocitocina age em longo prazo no organismo.
Entre os frutos do mar que podem estimular este neurotransmissor, especialistas indicam:
- Ostras
- Caranguejos
- Moluscos
- Crustáceos em geral
Esses alimentos também contêm nutrientes como cálcio, vitamina B12, zinco e vitamina C, entretanto, a forte concentração de um antígeno pode gerar reação alérgica em algumas pessoas.
Outros alimentos que favorecem o hormônio do prazer
Além dos oleaginosos e frutos do mar, a ocitocina pode ser liberada através do consumo de outros alimentos, como chocolate, banana, folhas verde-escuras, ovos, carne e leite.
Diante disto, fica claro como uma dieta variada pode promover benefícios para a saúde física e mental do indivíduo.
Integrando esses alimentos na nutrição é possível estimular o hormônio do amor no dia a dia, garantindo mais momentos de prazer e bem estar.