Você já ouviu falar em alimentos fotoprotetores? Esses alimentos são responsáveis por proporcionar uma proteção a mais para a saúde da nossa pele, uma vez que criam uma espécie de “barreira” contra os danos causados pelos raios solares. Por isso, podem ser incluídos na dieta de quem busca formas de manter a saúde cutânea sempre em dia.
Para saber mais sobre essas opções de alimentos, acompanhe este conteúdo e fique por dentro de tudo!
Quais são os alimentos fotoprotetores?
São muitos os alimentos fotoprotetores que podemos considerar na hora de cuidar da saúde da pele com base na nossa alimentação. Acima de tudo, eles são naturais e versáteis, o que contribui para uma dieta mais prática e saudável. Isto é, esses alimentos são frutas, verduras, peixes, entre outros. Veja uma lista com algumas possibilidades que você precisa conhecer:
- Alimentos ricos em vitamina E: Investir em alimentos ricos em vitamina E, como amêndoas, avelãs, sementes de girassol e abacate pode ser uma boa ideia. Afinal, a vitamina E é um antioxidante que ajuda a proteger a pele dos danos causados pelo sol, protegendo-a e reduzindo os danos causados por radicais livres.
- Alimentos ricos em betacaroteno: Pense na possibilidade de incluir, na dieta, alimentos ricos em betacaroteno, como cenoura, abóbora, batata-doce, manga e pêssego. O betacaroteno é convertido em vitamina A pelo organismo e pode ajudar a proteger a pele dos danos causados pelo sol.
- Opções de alimentos com vitamina C: Avalie a possibilidade de incluir alimentos ricos em vitamina C à sua dieta, como kiwi, morangos, laranjas, pimentões e tomates. A vitamina C é um antioxidante que ajuda a proteger a pele, além de ser importantíssima para o fortalecimento do nosso sistema imunológico.
- Alimentos ricos em ômega-3: Considere o consumo de alimentos ricos em ômega-3, como peixes, sementes de chia e linhaça, nozes e abacate. Esses alimentos podem ajudar a reduzir a inflamação da pele causada pela exposição ao sol, além de proteger devido aos efeitos de preservação da membrana celular.
Viu só como existem muitas opções de alimentos fotoprotetores? Isso facilita na hora de cuidar da saúde e manter a pele saudável e protegida!
Atenção: Os alimentos fotoprotetores NÃO substituem o protetor solar!
Apesar de os alimentos fotoprotetores realmente ajudarem a proteger a pele contra os danos causados pelo sol, isso não quer dizer que eles substituem a função do protetor solar.
Digamos que esses alimentos podem ser encarados como coadjuvantes nos cuidados com a pele nesse sentido, mas jamais terão o mesmo poder que o protetor solar tem. Por isso, continue aplicando o produto apesar de se alimentar com opções que tenham função fotoprotetora.
Dessa maneira, você poderá proteger ainda mais a saúde da sua pele, mantendo a integridade das células e garantindo mais saúde e bem-estar. Ao mesmo tempo, proporcionará nutrientes que vão além dos cuidados com a pele: mantendo o corpo, como um todo, mais forte e saudável.
Cuide da sua saúde iniciando por aquilo que você tem ingerido!