As regiões sul e sudeste do Brasil estão enfrentando uma onda de temporais que já dura três dias consecutivos. Desde a terça-feira, temos registrado tempestades no Rio Grande do Sul e no Leste de Santa Catarina, com ocorrência de granizo em dezenas de municípios, principalmente no estado gaúcho. Em alguns pontos, o tamanho do granizo foi considerado médio a grande, causando danos nessas áreas.
De acordo com a análise realizada pelos especialistas da MetSul Meteorologia, a tendência é que a instabilidade mais forte se desloque para o norte a partir de hoje, o que significa que não há mais risco de tempestades nas regiões oeste, centro e sul do Rio Grande do Sul. Nessas áreas, o tempo melhora e o sol deverá aparecer ao longo desta quinta-feira.
O alerta de risco de temporais isolados, raios, vento forte e, especialmente, queda de granizo, é válido para esta quinta-feira em cidades da metade norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Isso ocorre à medida que uma frente fria avança gradualmente para o norte e ar mais seco e frio ingressa pelo sul do Rio Grande do Sul.
No Rio Grande do Sul, o risco de tempo severo isolado é maior nesta quinta-feira em municípios localizados mais ao norte do estado. Estão na zona de risco localidades mais ao norte da Serra e dos Aparados, do Noroeste, Médio e Alto Uruguai e do Planalto, ou seja, mais próximas de Santa Catarina.
Em Santa Catarina, ao contrário, há risco de temporais isolados ao longo do dia em todas as regiões do estado, inclusive em áreas que até agora escaparam das condições de tempo severo, como o oeste e o meio-oeste catarinense. No Paraná, o risco é maior no sul e no leste do estado, incluindo a área de Curitiba, na segunda metade do dia.
Os mapas a seguir mostram a projeção de evolução da precipitação e, consequentemente, do risco de temporais isolados de vento e granizo associados para o dia de hoje no sul do Brasil, com base em dados do modelo meteorológico europeu.
Os temporais podem ser fortes a severos em pontos muito isolados ao longo do dia de hoje, não descartando a possibilidade de ocorrência de vendavais bastante localizados e granizo de variados tamanhos.
Isso se deve ao fato de que a frente fria que avança para o norte encontrará ar muito quente em sua dianteira. A previsão para esta quinta-feira é de temperaturas máximas muito elevadas, principalmente no Paraná, com ar mais ameno no Rio Grande do Sul e queda de temperatura em Santa Catarina. Cidades do norte e noroeste do Paraná podem registrar hoje temperaturas entre 35ºC e 38ºC.
Ontem, de acordo com dados do Instituto Simepar, Guaratuba teve a maior temperatura para um mês de agosto desde 1997, com 37,0°C. Cambará, Cornélio Procópio, Santo Antônio da Platina, Apucarana, Londrina, Maringá e Paranavaí tiveram o dia mais quente do ano.
Previsão do Tempo por Região
Rio Grande do Sul
O risco de tempo severo isolado é maior nesta quinta-feira em municípios localizados mais ao norte do estado, como as regiões da Serra e dos Aparados, Noroeste, Médio e Alto Uruguai e Planalto. Nessas áreas, os temporais podem ser fortes, com possibilidade de granizo e ventos intensos. Já nas regiões oeste, centro e sul do estado, o tempo melhora, com a presença do sol ao longo do dia. As temperaturas serão amenas.
Santa Catarina
Em Santa Catarina, há risco de temporais isolados ao longo do dia em todas as regiões do estado. Mesmo áreas que até agora escaparam das condições de tempo severo, como o oeste e o meio-oeste catarinense, podem ser afetadas por chuvas intensas, raios, ventos fortes e granizo. As temperaturas serão amenas, com possibilidade de queda ao longo do dia.
Paraná
No Paraná, o risco de temporais isolados é maior no sul e no leste do estado, incluindo a área de Curitiba, na segunda metade do dia. Nessas áreas, são esperadas chuvas intensas, raios, ventos fortes e possibilidade de granizo. Já nas regiões norte e noroeste, as temperaturas serão muito elevadas, podendo atingir valores entre 35ºC e 38ºC.
Precauções
Diante desse cenário de risco de tempestades, é importante que a população tome algumas precauções para garantir a sua segurança e a de seus familiares. Algumas medidas recomendadas são:
- Ficar atento às informações e alertas emitidos pelos órgãos de meteorologia e defesa civil;
- Evitar áreas abertas, como campos e praias, durante a ocorrência de tempestades;
- Buscar abrigo em locais seguros, como residências, prédios ou abrigos públicos;
- Não se abrigar debaixo de árvores ou estruturas metálicas;
- Desconectar aparelhos eletrônicos da tomada para evitar danos causados por raios;
- Evitar o uso de telefone fixo durante tempestades;
- Não dirigir em áreas alagadas.
Lembramos que essas são apenas algumas recomendações básicas e que é importante seguir todas as orientações das autoridades locais em caso de risco iminente.
Fique atento às atualizações sobre a situação meteorológica em sua região e mantenha-se seguro!