Quer saber se a sua cidade será atingida com tempestades? Nesse período do ano, o estado do Rio de Janeiro sofre com intensas chuvas de verão e mais precisamente essa semana tem alerta máximo para chuvas no Rio de janeiro. Agora, confira a previsão do tempo para a região.
Saiba mais sobre os climas do Brasil e no estado do Rio de Janeiro
Por ser um país extenso, com mais de 8.500.00 m² de área, o Brasil se encontra sendo o maior país da América Latina e um dos maiores do mundo. Com essa grandeza, os elementos físicos tem maior expressividade, como biomas diversificados, desde a Amazônia até o Cerrado. Mas, sobretudo os múltiplos climas são extremamente singulares, sendo isso uma das causas para o alerta máximo para chuvas no Rio de Janeiro no período do verão.
O Brasil apresenta diversos tipos de climas, sendo os principais: o equatorial, o tropical de altitude, o semiárido, o subtropical e o tropical atlântico, que é o da maior parte da região sudeste. Inclusive, pegando o estado do Rio de Janeiro, conhecido por ser quente e úmido.
O clima não é delimitado a regiões específicas, mas dá para ver a atuação dele em certas áreas, podendo notar um padrão nesses locais.
Diante disso, o clima equatorial ocorre em grande parte da região norte do Brasil; o tropical de altitude em planaltos elevados na região sudeste. Enquanto, o semiárido atinge em uma parte menos litorânea do nordeste; o subtropical ocorrendo principalmente na região sul do Brasil. E, por fim, o clima tropical atlântico na região litorânea do país.
Por isso, confira agora como o verão implica no volume das chuvas no verão do estado do Rio de Janeiro.
Como o verão implica no volume das chuvas no Rio de Janeiro
O verão é a estação mais quente e, consequentemente, a que mais chove. Isso se deve ao fato de que, o ar fica mais quente e com maior capacidade de armazenamento de vapor, o que após grande acúmulo, precipita gerando a chuva que pode chegar com um alerta máximo de chuvas no Rio de Janeiro.
Tal umidade armazenada, vem da constância dos raios solares e das temperaturas elevadas que fazem com que as águas dos mares, rios, lagos, florestas e até mesmo do nosso corpo (em forma de suor), evaporem com muita facilidade.
Devido as essas inúmeras fontes de vapor, as nuvens ficam assim carregadas e podem gerar um alerta máximo para chuvas no Rio de Janeiro. Entretanto, essas tempestades não costumam demorar muito. Mas, como a todo tempo a temperatura está alta, a recorrência dessas precipitações persiste.
Confira agora as cidades e os bairros com maiores ricos de chuva e alagamentos no estado do Rio de Janeiro.
As cidades e bairros com alerta máximo de chuvas no Rio de Janeiro
Confira o alerta máximo para chuvas no Rio de Janeiro, os bairros e cidades com maiores índices de chuva. Para começar, o bairro do Méier foi o que mais sofreu com a última tempestade. Ocorreram alagamentos nos trilhos dos trens da Supervia e diversos bolsões d’água foram formados no bairro inteiro.
Outros bairros que sofreram com as fortes chuvas no Rio de Janeiro
Além disso, ainda na zona norte, o bairro do Grajaú estava com água até a altura do joelho na grande rodovia Grajaú-Jacarepaguá. Diante disso, bairros adjacentes também sofreram com as chuvas, como o bairro da Tijuca, tendo a Avenida Maracanã alagada.
Também em São Cristóvão, as ruas ficaram com correntezas de tanta água que passava por elas.
Na região da Baixada Fluminense, o município de Duque de Caxias está em estágio de atenção máxima, com ruas interditadas. Em Queimados, diversas moradias foram invadidas pela água e dezenas de pessoas perderam tudo.
Na região Metropolitana, São Gonçalo teve destaque com alagamentos na área de Porto da Pedra, que com apenas 10 minutos de chuva, já foram noticiadas suas alagadas.
Enquanto, na zona sul, a chuva foi mais rápida que nas demais, porém foi o suficiente para inundar bairros como Botafogo, Flamengo e Laranjeiras.
Agora na zona oeste, mais precisamente em Bangu, o Complexo de Gericinó teve sua portaria alagada com a água do temporal que atingiu o Rio de Janeiro inteiro.
Mas de todos, ainda há os 5 municípios/bairros com maiores índices pluviométrico do estado do Rio de Janeiro, que são eles:
- Queimados com mais de 100 mm de chuva;
- São Cristóvão com mais de 80 mm;
- Grajaú com 74 mm; Tijuca com 63 mm;
- Por último, mas não menos importante, Vicente de Carvalho com 59 mm de chuva.
Portanto nesse último alerta máximo para chuvas no Rio de Janeiro, confira se a sua cidade ou bairro será atingido e se previna para impedir maiores desastres.