Recentemente, o Governo Federal emitiu um importante aviso às famílias unipessoais que são beneficiadas pelo Bolsa Família. De acordo com as novas determinações, caso os beneficiários não tomem as devidas providências, poderão ser excluídos do programa social.
A saber, atualmente, está acontecendo o pente fino do Bolsa Família, que foi iniciado com a finalidade de detectar os cadastros irregulares do benefício e assim cancelar os pagamentos que estão sendo feitos indevidamente. Segundo informações oficiais, a ação não possui um grupo alvo de beneficiários, no entanto, com base nas análises, a maior parte das irregularidades podem vir das inscrições de famílias unipessoais, que são aquelas compostas por apenas uma pessoa.
Bolsa Família para quem mora sozinho
A princípio, do total de 2,5 milhões de cadastros inconsistentes, a maior parte se trata de inscrições de famílias unipessoais. Nesse sentido, apenas uma pessoa compõe seu grupo familiar e deve se enquadrar nos requisitos necessários para receber os valores, como estar dentro da faixa de renda mensal, no valor de R$ 218.
Portanto, com a finalidade de por fim aos pagamentos irregulares, o Ministério do Desenvolvimento Social está convocando os beneficiários do Bolsa Família, membros de famílias unipessoais. Neste mês de março, um total de 1,5 milhão de famílias foram excluídas da folha de pagamento do benefício.
De acordo com informações oficiais, a análise de dados está sendo realizada de acordo com a divisão de grupos das famílias unipessoais. A divisão está sendo feita da seguinte forma:
- Grupo 1: Beneficiários unipessoais do Bolsa Família com atualizações no CadÚnico entre agosto e dezembro de 2022;
- Grupo 2: Beneficiários unipessoais do Bolsa Família com atualizações no CadÚnico entre junho e julho de 2022;
- Grupo 3: Beneficiários unipessoais do Bolsa Família com atualizações no CadÚnico entre março e maio de 2022;
- Grupo 4: Beneficiários unipessoais do Bolsa Família com atualizações no CadÚnico entre novembro de 2021 e fevereiro de 2022;
- Grupo 5: Beneficiários unipessoais do Bolsa Família com atualizações no CadÚnico até outubro de 2021;
- Grupo 6: Registros unipessoais do CadÚnico de não beneficiários do Bolsa Família.
Novas regras e condições do programa
Abaixo, confira o que mudou:
- O pagamento mínimo para cada família será de, no mínimo, R$ 600;
- Famílias com crianças de até 6 anos de idade receberão um adicional de R$ 150 a partir deste mês;
- Famílias com crianças e jovens entre 7 e 18 anos de idade, além de gestantes, receberão um extra de R$ 50 a partir de junho
- O valor da renda per capita (por pessoa) para as famílias em situação de pobreza passou de R$ 210 por pessoa para R$ 218;
- Caso a renda familiar ultrapasse os R$ 218, o Bolsa Família não será imediatamente cortado, isso porque, a família pode permanecer no programa por até 24 meses, recebendo 50% do benefício. Esta regra vale a partir de junho;
- As famílias beneficiárias ainda deverão cumprir os seguintes critérios para continuar recebendo o benefício:
- Manter a caderneta de vacinação das crianças atualizada;
- Manter a frequência escolar das crianças e adolescentes entre 60% e 75%; e
- Gestantes devem passar por acompanhamento de pré-natal.
Calendário do Bolsa Família – Março
Confira as datas de pagamento deste mês:
- NIS final 1: 20 de março;
- NIS final 2: 21 de março;
- NIS final 3: 22 de março;
- NIS final 4: 23 de março;
- NIS final 5: 24 de março;
- NIS final 6: 27 de março;
- NIS final 7: 28 de março;
- NIS final 8: 29 de março;
- NIS final 9: 30 de março;
- NIS final 0: 31 de março.
Como consultar o benefício?
Veja as opções para consultar o benefício a seguir:
Consulta no App CadÚnico
- Acesse o App CadÚnico e faça login usando seu CPF;
- Selecione a opção “Consulta completa”;
- Confira se o cadastro está atualizado e com benefício ativo.
Consulta no App Bolsa Família
- Acesse o App Bolsa Família ou App Auxílio Brasil e faça login usando seu CPF;
- Na primeira página o aplicativo vai mostrar se a família foi aprovada, fazendo o reconhecimento por meio do CPF.
Por telefone
- Central de Atendimento 111 – Caixa Econômica Federal;
- Central de Atendimento 121 – Ministério da Cidadania.