Apesar de parecer algo simples e comum, o uso do celular enquanto dirige é algo extremamente perigoso e que pode colocar a sua vida e a de terceiros em risco. Acontece que muitas pessoas ainda têm negligenciado esse tipo de cuidado, crendo que é possível mandar uma “mensagem rápida” ou mesmo atender ligações.
No entanto, é importante ter em mente que esse tipo de atitude é configurada como infração de trânsito e pode levar a multas médias e gravíssimas, de 4 e 7 pontos na carteira, respectivamente.
Portanto, antes de usar o celular enquanto dirige, considere estacionar em um local seguro ou peça para que a pessoa que estiver com você atender ou responder a mensagem recebida.
ALERTA GERAL para os brasileiros que usam o celular no volante acaba de sair
Sabemos que nem todos têm levado à sério as recomendações de não usar o celular enquanto se está dirigindo. No entanto, pesquisas apontam que, no início deste ano, houve um crescimento de 30% nas multas dadas a esse tipo de situação.
Isso quer dizer que cada vez mais os órgãos responsáveis têm aplicado punições para quem não cumprir a regra de deixar o celular de lado durante a condução do carro.
Portanto, se você tem o costume de usar o celular enquanto dirige, considere abandonar esse tipo de comportamento o quanto antes. E mais: não pare de tomar essa atitude apenas pensando na multa, pense também na sua segurança e na segurança de outras pessoas.
Isso porque, segundo especialistas, dirigir usando o celular pode aumentar em 400% o risco de acidentes. Em muitos casos, esses acidentes podem ser graves e, na pior das hipóteses, fatais.
Por conta de todos esses fatores, pense muito bem antes de resolver atender o celular ao estar dirigindo. A escolha por deixá-lo tocar ou até mesmo por desligá-lo sempre será a melhor alternativa para todos.
Quais são as multas para quem dirige mexendo no celular ou atendendo uma chamada?
A multa para quem está usando o celular enquanto dirige pode variar de acordo com a gravidade da infração.
Por exemplo, no caso de quem faz vídeo chamada conectada no som do carro ou por fone de ouvido, enquanto dirige, a infração é considerada média, o condutor leva 4 pontos na carteira e deve pagar uma multa de R$ 130.
Já em casos nos quais o condutor é pego usando o celular durante a condução do veículo, ou seja, digitando alguma mensagem ou algo semelhante, a multa é de R$ 293,47, e a infração é considerada gravíssima. Nesse caso, o condutor leva 7 pontos na carteira.
Contudo, novamente reiteramos que os cuidados com o uso do celular no volante vão além das questões relacionadas às multas, pontos, etc. Devemos nos lembrar que usar o celular enquanto dirigimos é extremamente perigoso e pode colocar a vida de muitas pessoas em risco.
Portanto, para que possamos ter uma sociedade mais segura e um trânsito mais tranquilo, sempre deixe o celular de lado enquanto estiver dirigindo. Se ele tocar e você crer que seja algo importante, primeiro estacione e só então pegue o celular.