Se você é aquela pessoa que não gosta de frio, esta notícia certamente não será animadora. De acordo com a previsão de especialistas, a próxima semana poderá ser desafiadora para alguns brasileiros, justamente por causa da chegada de uma super frente fria que poderá derrubar as temperaturas no país.
Segundo os meteorologistas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é que as temperaturas sejam derrubadas para algo entre 3º e 5ºC. Mas considerando os ventos frios e a quantidade de chuva que também está prevista, é possível projetar que a sensação térmica se aproxime do zero.
A projeção, no entanto, não é válida para todo o Brasil, mas apenas para o estado do Rio Grande do Sul. Esta unidade da federação vem sofrendo com os efeitos das fortes chuvas que castigam o extremo sul do país há quase duas semanas. Mais de 100 pessoas já morreram em decorrência do desastre.
Para além do frio intenso, também há um alerta de Grande Perigo para a região sul e oeste do estado nos próximos dias. Parte do estado de Santa Catarina também pode ser atingido.
Quando o frio chega?
Em entrevista, a meteorologista Andrea Ramos, do Inmet, disse que no Rio Grande do Sul o frio deve se instalar sobretudo na madrugada da terça-feira (14) para a quarta-feira (15). Mas a queda na temperatura já vai começar a ser sentida a partir deste final de semana. Não estão descartadas as possibilidades de geadas.
O frio é um problema particularmente grande desta vez, porque milhares de gaúchos seguem desabrigados e estão vivendo em locais sem proteção para este tipo de fenômeno. Por isso, a dica para as pessoas que residem em outros estados é doar casacos e outros itens que possam ajudar em momentos de queda de temperatura.
Números do desastre
Os dados mais recentes divulgados pela Defesa Civil local indicam que mais de 100 pessoas morreram em decorrência das fortes chuvas registradas no estado do Rio Grande do Sul. O número de desaparecidos ainda passa dos 100, o que indica que o tamanho da tragédia tende a aumentar.
Além das vítimas fatais, estima-se que milhares de gaúchos perderam completamente as suas casas em mais de 330 cidades atingidas pelas chuvas desde o início da semana passada.
Golpe em doações a Rio Grande do Sul
De acordo com informações de autoridades governamentais, criminosos estão se aproveitando deste momento para tentar desviar o dinheiro de alguns cidadãos que estão doando saldos em Pix para vítimas do desastre no Rio Grande do Sul.
Ao menos foi o que disse o governador do estado, Eduardo Leite (PSDB) em coletiva na noite deste domingo (5). De acordo com o chefe do executivo gaúcho, é preciso tomar cuidado no momento de realizar o Pix.
“No meio de tanta solidariedade, tem aproveitadores que usam a sensibilidade das pessoas para aplicar golpes. Isso é lamentável”, disse ele.
De acordo com Eduardo Leite, cerca de R$ 38 milhões já foram doados ao Rio Grande do Sul por meio deste canal. Os valores vêm sendo creditados tanto por pessoas físicas, como também por pessoas jurídicas. Segundo o governo local, todo o valor arrecadado será direcionado para o apoio humanitário às comunidades afetadas pelas cheias.
Do ponto de vista do governo federal, cerca de 300 destas cidades estão oficialmente em situação de emergência pública. Isso significa que os cidadãos que residem nestes municípios poderão receber o Bolsa Família de maneira antecipada já no próximo dia 17, independente do final do Número de Identificação Social (NIS) de cada um deles.
Para as pessoas que residem em outros estados, nada muda. Nestes casos, o Bolsa Família seguirá o sei calendário comum, com os pagamentos sendo iniciados no dia 17 e concluídos no dia 31.