A Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão (ALEMA) anuncia abertura de um novo edital de concurso público cujo objetivo é o preenchimento de 66 vagas em cargos de nível médio e superior.
Confira abaixo as oportunidades:
- Nível médio: Assistente Legislativo Administrativo especificamente nas especialidades de: Criador e Desenvolvedor de Web e Plataformas Digitais (2); Tradutor e Intérprete de Libras (4); e Agente Legislativo (5);
- Nível superior: Dentista (2), Endodentista (1), Odontopediatra (1), Economista (1), Enfermeiro (3), Engenheiro Ambiental (1), Engenheiro Civil (3), Médico Urologista (1), Pedagogo (1), Programador de Sistemas (2), Psicólogo (2), Químico (1), Técnico em Comunicação – Jornalismo e Rádio TV (1), Revisor (Letras) (1), Técnico de Gestão Administrativa – Administrador (1), Administrador de Recursos Humanos (1), Advogado (2), Analista de Sistemas (2), Analista de Suporte de Rede (2), Farmacêutico (2), Fisioterapeuta (2), Médico Cardiologista (1), Médico do Trabalho (1), Médico Otorrinolaringologista (1), Médico Ginecologista (1), Contador – Finanças Públicas (2), Consultor Legislativo Especial – Especialidade Direito (2), Antropólogo (1), Arquiteto (2), Assistente Social (2), Biblioteconomista (1), Engenheiro de Segurança do Trabalho (1), Engenheiro Eletricista (1), Engenheiro Mecânico (1), Ciências Sociais – Sociólogo (1), Contador (2), Controlador (2).
Haverá ainda, conforme o documento publicado, formação de cadastro reserva, para contratação conforme necessidade da administração. Os salários oferecidos variam entre R$ 3.619,48 a R$ 15.454,89.
INSCRIÇÃO
Os interessados em concorrer a uma das vagas poderão se inscrever até às 16h do dia 10 de abril de 2023, exclusivamente no endereço eletrônico oficial da banca organizadora da FGV. O valor da inscrição oscila entre R$ 95,00 e R$ 140,00.
PROVAS
Os candidatos serão avaliados mediante as seguintes etapas:
- Prova objetiva (caráter classificatório e eliminatório) com questões distribuídas entre as disciplinas de língua portuguesa, informática, legislação, conhecimentos específicos;
- Prova discursiva (caráter classificatório e eliminatório) para os cargos de Técnico de Gestão Administrativa (todas as especialidades) e Consultor Legislativo Especial;
- Prova de títulos (caráter classificatório) para os cargos de Consultor Legislativo Especial;
- Prova prática (caráter classificatório e eliminatório) para o cargo de Tradutor e Intérprete de Libras.
As avaliações objetivas serão aplicadas no dia 20 de agosto de 2023. O concurso é válido por dois anos, a contar da data de homologação do resultado final, prazo este que poderá ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da administração.
Atribuições
CONSULTOR LEGISLATIVO ESPECIAL – DIREITO CONSTITUCIONAL
- Prestar assessoramento aos trabalhos das Comissões Temáticas; elaborar notas Técnicas opinativas informativas sobre proposições a requerimento de Comissão, de Presidente de Comissão ou de Relator; realizar pesquisas e estudos sobre temas de interesse da Assembleia Legislativa;
- Elaborar minutas de proposições legislativas, de pareceres sobre proposições, de pareceres avulsos e de relatórios das Comissões Parlamentares de Inquérito;
- Elaborar, quando solicitado por parlamentares, superintendências, diretorias e comissões, minutas de anteprojetos, pareceres, indicações, requerimentos e emendas; entre outras atividades.
TÉCNICO DE GESTÃO ADMINISTRATIVA – ADMINISTRADOR
- Prestar assessoramento à administração da Assembleia Legislativa, nas áreas do conhecimento de administração geral na elaboração de pareceres, projetos, planos e procedimentos relativos às atividades de suporte operacional dos trabalhos da Casa;
- Área da Administração Geral;
- Analisar as características da Instituição, colhendo informações de pessoas e em documentos, para avaliar, estabelecer ou alterar práticas administrativas;
- Planejar, organizar, dirigir, controlar, avaliar e participar de equipes de projetos, ações e demais trabalhos voltados as atividades da sua unidade de lotação, contribuindo para maximizar os resultados positivos do setor; entre outras atividades.
TÉCNICO DE GESTÃO ADMINISTRATIVA – ADMINISTRADOR DE RH
- Prestar assessoramento à administração da Assembleia Legislativa, nas áreas do conhecimento de administração em Recursos Humanos na elaboração de pareceres, projetos, planos e procedimentos relativos às atividades de suporte operacional dos trabalhos da Casa;
- Supervisionar e controlar as atividades de Recursos Humanos, avaliando planos, programas e normas, propondo estratégias e base teórica, para definição de legislação referente à administração de recursos humanos;
- Coordenar e supervisionar as atividades relacionadas a recrutamento, seleção, treinamento e desenvolvimento e demais aspectos da Administração de Recursos Humanos, formulando novas técnicas e instruções, compilando dados e definindo a metodologia a ser aplicada em cada caso; entre outras atividades.
Outras atribuições podem ser conferidas no edital abaixo.