Dicas - Concursos Públicos

Alan Turing: o legado do pai da ciência da computação na Segunda Guerra

Alan Turing foi um matemático britânico que foi considerado o pai da ciência da computação. 

Durante a Segunda Guerra Mundial, Turing dedicou seu cérebro ao problema de quebrar o código criptográfico nazista e foi quem finalmente desvendou as mensagens protegidas pela infame máquina Enigma. 

Ser capaz de quebrar os códigos nazistas deu aos Aliados uma enorme vantagem e mais tarde foi creditado por alguns historiadores como um dos principais motivos pelos quais a Alemanha perdeu a guerra.

Além de ajudar a impedir a Alemanha nazista de alcançar a dominação mundial, Turing foi fundamental no desenvolvimento do computador moderno.

Seu projeto para uma chamada “máquina de Turing” continua sendo fundamental para a forma como os computadores funcionam hoje. 

O “teste de Turing” é um exercício de inteligência artificial que testa quão bem um programa de Inteligência Artificial funciona; um programa passa no teste de Turing se pode ter uma conversa de chat de texto com um humano e fazer essa pessoa pensar que também é uma pessoa.

Fim trágico de Alan Turing

A carreira e a vida de Turing terminaram tragicamente quando ele foi preso e processado por ser gay. Ele foi considerado culpado e sentenciado a se submeter a tratamento hormonal para reduzir sua libido, perdendo também o certificado de segurança. 

Em 8 de junho de 1954, Turing foi encontrado morto por suposto suicídio por sua faxineira.

As contribuições de Turing para a ciência da computação podem ser resumidas pelo fato de que seu nome agora adorna o prêmio principal da área.

O Prêmio Turing é para a ciência da computação o que o Prêmio Nobel é para a química ou a Medalha Fields para a matemática. Em 2009, o então primeiro-ministro britânico Gordon Brown se desculpou pela forma como seu governo tratou Turing, mas não chegou a emitir um perdão oficial.

E então, gostou de conhecer mais sobre Alan Turing?

Não deixe de ler também – Olimpíada de Matemática abre inscrições para alunos de 3º e 4º anos